It Capítulo Dois (capa)

IT: Capitulo Dois | CRÍTICA

Ricardo Matui

Depois de 2 longos anos, enfim saiu IT: Capítulo Dois (It Chapter Two), sequência da trama do palhaço Pennywise. Logo de início, já adianto que as 2 horas e 49 minutos sentados valeu a espera.

Leia mais:

IT – CAPÍTULO DOIS | CONFIRA AS DIFERENÇAS ENTRE O LIVRO E O FILME
CINÉPOLIS ANUNCIA COMBO “TRIPLO” DE ‘IT: CAPÍTULO 2’!
‘CEMITÉRIO MALDITO’ CHEGA EM DVD COM CENAS INÉDITAS E FINAL ALTERNATIVO!

O filme original

Só para lembrar, “IT: A Coisa” ocorre em uma cidade chamada Derry, quando, durante uma tempestade, uma criança chamada Georgie, irmão de Bill, é assassinado em um bueiro por um palhaço assustador intitulado de “It” ou Pennywise. Então, o proclamado grupo Clube dos Perdedores, decide procurar o indivíduo a qualquer custo e enfrentá-la. As coisas são mais complicadas do que aparentavam, mas, no final, conseguem dar um “fim” a criatura metamorfa no qual perseguiam. Por fim, não satisfeitos fazem um pacto de sangue para que, se o Pennywise voltasse à vida, eles se encontrariam novamente.

A trama atual

Então, passados 27 anos após esses ocorridos, com todos fora de Derry, já adultos e com suas respectivas vidas totalmente diferentes, um novo assassinato ocorre. No crime, um homem é encontrado despedaçado. Com isso, Mike, o único do grupo que permaneceu morando na cidade, começa a chamar a todos de volta para cumprir a promessa feita anos atrás.

It Capítulo Dois (2)

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Alguns com suas vidas perfeitas – e outros nem tanto -, eles voltam à cidade natal. Entretanto, todos possuem algumas ressalvas do que poderão fazer para se lembrarem do que ocorreu há exatos 27 anos. Todavia, para isso, precisam enfrentar e relembrar seus maiores traumas que haviam enterrado.

O passado que não foi embora

Cada personagem foi bem desenvolvido durante a trama inteira. O que chama bastante atenção em IT: Capítulo Dois é como misturaram o passado e o presente nas cenas. O filme anterior é relembrado em quase todos os flashbacks. Além disso, os tiques e as personalidades dos adultos se confundem com as crianças de 27 anos atrás de um modo muito interessante. Isso porque dá para ver que eles mudaram na aparência, mas a criança interior deles ainda está presente.

Ademais, claro, nosso “querido” e louco Pennywise está ainda mais macabro nesse filme. Contudo, se descobre a história dele parcialmente entre as memórias do passado e do presente. Isso acaba fazendo com que o público se comova com o personagem. Certamente não a ponto de sentir pena, mas tornam, digamos, plausíveis os motivos para suas atitudes.

It Capítulo Dois (3)

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Enfim, as cenas filmadas são incríveis! Claro que se tem bastante computação gráfica envolvida, mas isso não tira o charme do ambiente em questão. Muito pelo contrário. O CGI traz uma maior sensação de realidade para nossos olhos.

Em suma, mesmo contendo sendo 169 minutos, IT: Capítulo Dois se desenvolve bem em quase todos os momentos. De fato, algumas partes são desnecessárias e maçantes, mas necessárias. Senão, a produção poderia ser considerada um terror extremo em vez de um suspense com cenas perturbadoras. Entretanto, para quem gostou de “IT: A Coisa”, provavelmente, vai se deliciar em todos os momentos dessa sequência.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: It Chapter Two
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 05/09/19
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Ano de produção: 2019
Duração: 169 minutos
Classificação: 16 anos

Ricardo Matui

NAN