IT: Capitulo Dois | CRÍTICA
Ricardo Matui
Depois de 2 longos anos, enfim saiu IT: Capítulo Dois (It Chapter Two), sequência da trama do palhaço Pennywise. Logo de início, já adianto que as 2 horas e 49 minutos sentados valeu a espera.
Leia mais:
– IT – CAPÍTULO DOIS | CONFIRA AS DIFERENÇAS ENTRE O LIVRO E O FILME
– CINÉPOLIS ANUNCIA COMBO “TRIPLO” DE ‘IT: CAPÍTULO 2’!
– ‘CEMITÉRIO MALDITO’ CHEGA EM DVD COM CENAS INÉDITAS E FINAL ALTERNATIVO!
O filme original
Só para lembrar, “IT: A Coisa” ocorre em uma cidade chamada Derry, quando, durante uma tempestade, uma criança chamada Georgie, irmão de Bill, é assassinado em um bueiro por um palhaço assustador intitulado de “It” ou Pennywise. Então, o proclamado grupo Clube dos Perdedores, decide procurar o indivíduo a qualquer custo e enfrentá-la. As coisas são mais complicadas do que aparentavam, mas, no final, conseguem dar um “fim” a criatura metamorfa no qual perseguiam. Por fim, não satisfeitos fazem um pacto de sangue para que, se o Pennywise voltasse à vida, eles se encontrariam novamente.
A trama atual
Então, passados 27 anos após esses ocorridos, com todos fora de Derry, já adultos e com suas respectivas vidas totalmente diferentes, um novo assassinato ocorre. No crime, um homem é encontrado despedaçado. Com isso, Mike, o único do grupo que permaneceu morando na cidade, começa a chamar a todos de volta para cumprir a promessa feita anos atrás.
Alguns com suas vidas perfeitas – e outros nem tanto -, eles voltam à cidade natal. Entretanto, todos possuem algumas ressalvas do que poderão fazer para se lembrarem do que ocorreu há exatos 27 anos. Todavia, para isso, precisam enfrentar e relembrar seus maiores traumas que haviam enterrado.
O passado que não foi embora
Cada personagem foi bem desenvolvido durante a trama inteira. O que chama bastante atenção em IT: Capítulo Dois é como misturaram o passado e o presente nas cenas. O filme anterior é relembrado em quase todos os flashbacks. Além disso, os tiques e as personalidades dos adultos se confundem com as crianças de 27 anos atrás de um modo muito interessante. Isso porque dá para ver que eles mudaram na aparência, mas a criança interior deles ainda está presente.
Ademais, claro, nosso “querido” e louco Pennywise está ainda mais macabro nesse filme. Contudo, se descobre a história dele parcialmente entre as memórias do passado e do presente. Isso acaba fazendo com que o público se comova com o personagem. Certamente não a ponto de sentir pena, mas tornam, digamos, plausíveis os motivos para suas atitudes.
Enfim, as cenas filmadas são incríveis! Claro que se tem bastante computação gráfica envolvida, mas isso não tira o charme do ambiente em questão. Muito pelo contrário. O CGI traz uma maior sensação de realidade para nossos olhos.
Em suma, mesmo contendo sendo 169 minutos, IT: Capítulo Dois se desenvolve bem em quase todos os momentos. De fato, algumas partes são desnecessárias e maçantes, mas necessárias. Senão, a produção poderia ser considerada um terror extremo em vez de um suspense com cenas perturbadoras. Entretanto, para quem gostou de “IT: A Coisa”, provavelmente, vai se deliciar em todos os momentos dessa sequência.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: It Chapter Two
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 05/09/19
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Ano de produção: 2019
Duração: 169 minutos
Classificação: 16 anos