‘Jack Ryan’ (1ª temporada) – Amazon Prime Video | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Jogos de Guerra.
“Acho que você enganou todo mundo. Acho que é um lobo em pele de cordeiro.”
Assim como a Europa Medieval, o Oriente Médio contemporâneo sempre foi conhecido por seus conflitos sem fim, principalmente após a fundação do Estado de Israel ao fim da 2ª Guerra Mundial e o aumento das intervenções ocidentais pelo controle da produção de petróleo. Desde então, aquele caldeirão de culturas vive em um eterno estado de ebulição que ferve o espírito dos que desejam vingança por suas perdas e expulsa os mansos de coração.
Leia mais:
– AMAZON STUDIOS DIVULGA PRIMEIRO TEASER TRAILER E ARTE DA 2ª TEMPORADA DE TOM CLANCY’S JACK RYAN
– CRÍTICA | ‘UM LUGAR SILENCIOSO’
– SAIBA QUANDO SERÁ A ESTREIA DE ‘UM LUGAR SILENCIOSO 2’
A trama
Em Jack Ryan (Tom Clancy´s Jack Ryan), produção seriada de Michael Bay para a Amazon Prime Video, a história começa com um ataque aéreo ao Vale do Beca, próspera região agrícola do Líbano no início dos anos 80, para depois abordar o protagonista do escritor Tom Clancy em seu trabalho de analista da CIA e a descoberta de um nome que impõe cada vez mais respeito no submundo árabe à medida que se descobre a sua trilha de dinheiro.
Escaldado por seu serviço como fuzileiro naval e vítima quase fatal de um atentado, Jack (John Krasinski) vê o surgimento de um novo Osama Bin Laden e entra em confronto direto com seu chefe James Greer (Wendell Pierce), que teve que aceitar uma função burocrática por falhar como agente de campo e teme descer ainda mais na carreira por um erro de julgamento.
Argumento batido, mas trama interessante
E mesmo com um argumento tão batido, a trama dos showrunners Carlton Cuse e Graham Holand revigora o velho embate entre americanos e terroristas islâmicos sob o enfoque do drama dos refugiados e sua busca por um recomeço longe da violência que lhes cerca. Tudo graças ao esforço comum de um time de diretores e roteiristas que intercala bem os momentos dramáticos com as cenas de ação ao delinear o desenvolvimento de cada núcleo de personagens sem soluções fáceis de roteiro. Com exceção, talvez, de um isótopo radioativo bem conhecido dos brasileiros.
Já o elenco foi escolhido a dedo para desenvolver a história sem maniqueísmos, com destaque para a médica Cathy Mueller (Abbie Cornish), adentrando a vida de Ryan sem se transformar em um interesse amoroso deslumbrado, e a esposa e mãe Hanin (Dina Shinabi) em sua jornada para se afastar da vida submissa ao vilão Suleiman (Ali Suliman).
Por outro lado, Krasinski nos traz um dos heróis de ação mais humanos já vistos no audiovisual. Seu relutante Ryan transparece o temor do conflito armado pelo olhar de quem sabe que está prestes a reviver suas dores físicas e psicológicas, mas se enche de determinação para cumprir a missão que lhe foi dada. Mesmo que acabe incapacitado.
Enfim, Jack Ryan é mais uma produção da Amazon Prime feita com esmero cinematográfico e funciona muito bem como uma história fechada. Mas sua deixa para a próxima temporada mantém a expectativa de que os showrunners não vão se repetir e entregar mais uma visão interessante de mundo.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Tom Clancy’s Jack Ryan
Temporada: 1
Número de episódios: 8
Criador: Carlton Cuse, Graham Roland
Produtores: Carlton Cuse, John Krasinski, Michael Bay, Mace Neufeld
Elenco: John Krasinski, Abbie Cornish, Wendell Pierce, Ali Suliman, Dina Shihabi, Amir El-Masry
Distribuição: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 31/08/19
Gênero: ação, drama
Ano de produção: 2018
Classificação: 16 anos