‘Jack Ryan’ (2ª temporada) – Amazon Prime Video | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Espionagem e política.
“Continue agindo sozinho e vai terminar assim: sozinho.”
Com as maiores reservas de petróleo do mundo e outras que não ficam muito atrás, a Venezuela é um país vizinho que, como cá, se viu quase sempre dominado por grupos populistas que prometiam acabar com a pobreza e a corrupção para, depois que chegavam ao poder, rezar pela cartilha de seus antecessores.
Leia mais:
– ‘JACK RYAN’ (1ª TEMPORADA) – AMAZON PRIME VIDEO | CRÍTICA
– AMERICAN GODS | INÍCIO DA PRODUÇÃO DA TERCEIRA TEMPORADA
– ESPECIAL ‘WATCHMEN’ | A DOENTIA PSIQUE DE RORSCHACH
Em um ambiente de constante instabilidade política, fica mais fácil a grupos estrangeiros explorar os recursos de uma nação justamente fomentando a corrupção enquanto sugam os recursos naturais e a mão de obra barata de um povo cada vez mais faminto e insatisfeito, provocando a onda de refugiados e os levantes que já conhecemos tão bem.
Intervenção americana
E na 2ª temporada de Jack Ryan (Tom Clancy´s Jack Ryan), a produção da Amazon Prime deixa para trás o viés preto no branco da guerra ao terror para adentrar a intervenção americana em um país rico em recursos, mas pobre em democracia. Com todos os meandros e linhas a serem cruzadas pelo herói de John Krasinski, cada vez mais impetuoso.
Mas ao invés de abarcar novamente aquela aura do americano médio que é colocado a contragosto em um conflito do qual preferia manter distância, o que vemos é uma típica aventura de James Bond, desde o evento explosivo a mover o agente para a resolução do mistério, enfrentando de assassinos profissionais até o vilão genérico, em um clima noir no qual a aliada romântica de Abbie Cornish é deixada de lado para a entrada da femme fatale de Noomi Rapace, uma atriz com muito mais estofo do que cabe em sua estatura.
Destaque para coadjuvante
E, mais uma vez, o grande destaque no elenco vai para uma coadjuvante, Gloria Bonalde (Cristina Umaña), candidata a presidente de um país que já levou seu marido, mas não teme estabelecer alianças para se manter no páreo, ainda que isso ponha em risco a sua imagem.
Já se alguns pensavam que os produtores veriam a Venezuela como um novo Iraque, o que de fato se revela é a visão de um Vietnã, com todas as imagens e trilha sonora de época, além da insinuação de interferência russa na região para revelar interesses muito mais subterrâneos e venais do que a mera influência geopolítica.
Por fim, a 2ª temporada de Jack Ryan nos entrega mais uma trama contemporânea sem cair no didatismo, aproveitando todos os seus oito episódios de forma eficiente e desenvolvendo o seu protagonista sem pressa, ainda que não tenham encontrado um antagonista à altura de Krasinski.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Tom Clancy’s Jack Ryan
Temporada: 2
Número de episódios: 8
Criador: Carlton Cuse, Graham Roland
Produtores: Carlton Cuse, John Krasinski, Michael Bay, Mace Neufeld
Elenco: John Krasinski, Abbie Cornish, Wendell Pierce, Ali Suliman, Dina Shihabi, Amir El-Masry
Distribuição: Amazon Prime Video
Data de estreia: Sex, 01/11/19
Gênero: ação, drama
Ano de produção: 2019
Classificação: 18 anos