‘Jennifer Lopez: Halftime’ mostra uma artista exemplar
Bruno Oliveira
O filme Jennifer Lopez: Halftime é um documentário que acabou de chegar na Netflix e acompanha a cantora em diversos momentos intimistas com seus filhos, ao mesmo tempo em que ela precisa preparar um dos shows mais importantes da sua vida: o show do intervalo do Super Bowl.
O evento é uma das maiores audiências da TV americana, onde o cantor contratado para se apresentar tem que desempenhar o seu melhor para um grande público. O título do longa, aliás, Halftime vem justamente desse intervalo do jogo. Portanto, ser escolhido para esse show significa um grande status na vida e carreira.
Política entranhada em nossa pele
Jennifer Lopez: Halftime se passa basicamente entre os anos de 2019 e 2021. Em 2019, a artista dá início a vários projetos que a elevam de patamar, a ponto de ser lembrada pela mídia, a mesma que a subestimou por muito tempo. O fato de a cantora ser latina pesou muito nesse monte de ataque desnecessário à sua imagem. Afinal, em um país onde em um determinado período as loiras e magras eram vistas como a beleza primordial, tínhamos Jennifer Lopez, latina e com um corpo bem exuberante que destoava das outras.
É preciso abordar também o viés político pelo qual os Estados Unidos passava na época, quando Trump governava o país e sua política contra imigrantes era muito severa. Eles eram vistos como párias e como pragas que deveriam ser mandadas para seus devidos lugares. Isso ficou ainda mais polarizado com a promessa de construir um muro entre os Estados Unidos e o México.
Ato político
Escolhê-la para o show principal por si só já seria um ato bem significante. Não só ela, mas também Shakira foi convidada para a performance. Agora tínhamos duas latinas mostrando ao mundo do que são capazes. Um detalhe curioso do longa foi a própria Jennifer Lopez dizer que não gosta de misturar música com política. No entanto, durante a apresentação, ela sugere um ato de protesto negado pelos donos da NFL (National Football League). Isso se deve ao fato de que todos eles eram aliados de Trump. Mesmo assim, a artista foi lá e fez. Não era nada escancarado, mas polido e singelo.
Tudo isso culmina com Jennifer cantando na posse do atual presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Às vezes não podemos gostar de política, mas geralmente ela está entranhada em nós. Podemos até dizer que se trata de um ato de pura humanidade, mas isso é sim política. Esse é o seu norte, é o que você acha certo e irá lutar pelo o que acredita.
As Golpistas
Uma história paralela que corre durante o filme é sobre sua veia de atriz. Em 2019, a cantora fez o aclamado longa As Golpistas, onde foi produtora e atriz. A artista foi muito elogiada por sua atuação e até conseguiu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, perdendo para Laura Dern por História de um Casamento. Muito se falou sobre uma indicação ao Oscar, mas não veio. Isso foi muito importante para ela, pois sempre foi muito subestimada nesse meio também. Afinal, a popstar tem um total de 10 indicações ao Framboesa de Ouro, premiação que condecora os piores do ano. Por isso, a diva precisava provar para si mesmo que ela era boa e ela provou.
Conclusão
Nem preciso dizer Jennifer Lopez: Halftime é um documentário obrigatório para os fãs da cantora e atriz. Vale muito também para ver o quanto essa mulher, que foi sempre colocada para baixo em sua vida inteira, levantou a cabeça e deu a volta por cima. Durante as gravações do filme ela está com 50 anos de idade e parece ter no máximo 35 anos. Jennifer é uma artista incrível e merece todo o sucesso, assim como o respeito, tanto da mídia quando do público.
Onde assistir ao filme Jennifer Lopez: Halftime?
A saber, Jennifer Lopez: Halftime se encontra disponível para os assinantes da Netflix desde 14 de junho.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do documentário Jennifer Lopez: Halftime, da Netflix
Apresentação completa do Super Bowl 2020 com Jennifer Lopez e Shakira
Ficha Técnica: documentário Jennifer Lopez: Halftime, da Netflix
Título original do documentário: Halftime
Direção: Amanda Micheli
Duração: 95 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: documentário musical
Ano: 2022
Classificação: 14 anos