JJ+E Vinterviken crítica do filme da Netflix

‘JJ+E’, um romance genuíno e importante para as novas gerações

Wilson Spiler

JJ+E (Vinterviken) filme que estreou nesta quarta-feira (8) no catálogo da Netflix, à primeira vista, pode até parecer mais um dessas produções de romance bobinhas para adolescentes. No entanto, até pela alta classificação etária que o longa recebe (16 anos), já se percebe que a coisa não é bem assim.

A trama de JJ+E, baseada na obra de Mats Wahl, começa John-John (Mustapha Aarab) salvando a vida de Patricia (Elsa Bergström Terent), que se acidentou enquanto nadava no rio. Assim, o pai da garota Frank (Magnus Krepper) leva o jovem para casa para que trocasse as roupas e desse carona de volta à sua residência.

É quando ele conhece Elisabeth (Elsa Öhrn). A química entre os dois é instantânea. A grande diferença é que, apesar de morarem na mesma cidade, os dois adolescentes vivem muito distantes e em realidades sociais completamente distintas. Até que uma “coincidência” do destino faz o casal se reencontrar na escola de Teatro.

Temas importantes para a geração

Embora não seja nenhum Kids (1995) e muito menos um Trainspotting (1996), que dialogam com os jovens de forma crua – e até pessimista, por vezes -, JJ+E também conversa bem com a geração que se propõe. Em um romance quase Romeu e Julieta, os protagonistas se inserem em cada realidade, aprendendo sobre os preconceitos que os dois lados carregam de si.

Os dois jovens protagonistas funcionam em tela e essa dualidade também é transportada para além da classe social. Isso porque ela é branca e ele negro. O racismo e os estilos de vida diferentes são abordados francamente, mesmo que de forma sutil, sem a “agressividade” das obras citadas anteriormente, através de breves diálogos.

Ainda que ligeiramente “inocente”, o filme JJ+E, no geral, é eficiente no que se dispõe: entreter e refletir. Afinal, é um romance genuíno que trata temas importantes que vivem na boca dos adolescentes. Um bom acerto da Netflix.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme JJ+E, da Netflix

JJ+E: elenco do filme (Netflix)

Magnus Krepper
Marika Lagercrantz
Simon Mezher
Mustapha Aarab
Albin Grenholm
Loreen
Elsa Öhrn
Jonay Pineda Skallak
Elsa Bergström Terent
Otto Hargne

Ficha Técnica

Título original do filme: Vinterviken
Direção: Alexis Almström
Roteiro: Dunja Vujovic, Mats Wahl
Data de estreia: qua, 08/09/21
Onde assistir ao filme ‘JJ+E’: Netflix
País: Suécia
Gênero: drama, romance
Duração: 91 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN