‘Jolt’, novo filme do Amazon Prime Video, é extremamente divertido!
Wilson Spiler
Nos últimos anos, a franquia John Wick se tornou padrão no cinema de ação, gerando outras produções, inclusive sua “versão feminina” Atômica. Embora ambos os filmes se passem em tempos distintos, a ideia é basicamente a mesma e a ação é de encher os olhos.
À primeira vista, podemos pensar que Jolt: Fúria Fatal (Jolt), filme de ação que estreou nesta sexta-feira (23) no Amazon Prime Video, é somente uma versão genérica do longa estrelado por Charlize Theron. Mas não é.
Conduzido por Tanya Wexler, uma novata no ramo da ação, mas não na direção, a cineasta traz muito da diversão de sua última obra Como Sair de Buffalo. Com o roteiro – este sim de um estreante – de Scott Wascha, acrescente uma pitada de deboche a mais nos diálogos.
O que é Transtorno Explosivo Intermitente (TEI)?
Na trama, Lindy (Kate Beckinsale) é uma ex-segurança de boate que possui Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), um problema que ocorre em indivíduos com ataques de fúria desproporcionais.
De fato, é um distúrbio real, mas, que no filme, dá-se a entender que foi causado pela infância difícil da protagonista. Afinal, pode ser também uma condição genética. Ou seja, transmitida de pais para filhos. Especialmente em famílias que tem pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
[youtube v=”DgRQrgyafCU”]
A história do filme Jolt
Voltando à história do filme Jolt, os médicos, no entanto, descobriram uma espécie de “cura” através de um colete revestido por eletrodos para se dar choques. Dessa forma, Lindy consegue reverter ao estado normal sempre que é tomada por uma fúria homicida.
Com óbvias dificuldades de relacionamento, ela, enfim, se apaixona e se abre de coração por um homem. É quando, prestes a se encontrar com seu amado mais uma vez, descobre que ele foi assassinado. Isso faz sua sede de vingança aumentar, provocando uma verdadeira caçada ao assassino, enquanto a polícia a investiga como principal suspeita.
Vale a pena assistir?
Antes que pergunte, Jolt não é exatamente – ou apenas – um filme de ação. Tem mais, muito mais. Tem personalidade. É debochado, engraçado, divertido, cínico e cenas de luta de tirar o fôlego. As piadas são de “rachar o bico”.
Kate Beckinsale, a nossa eterna Selene, da franquia Anjos da Noite, está incrivelmente no auge da forma do alto de seus quase 50 anos. Além disso, o elenco de apoio mostra total sintonia com a protagonista. Stanley Tucci, que interpreta o médico, vai muito bem. Assim como Laverne Cox e – principalmente – Bobby Cannavale, que fazem os detetives, são hilários.
Para completar a cereja do bolo, a ação coordenada pelo experiente Adam Brashaw (O Ultimato Bourne e Game of Thrones) não deixa nada a dever aos melhores filmes do gênero. É tiro, porrada e bomba de excelente categoria. Também tem apenas 90 minutos, o que torna a produção rápida, sucinta, direta ao ponto, sem maiores enrolações.
Jolt vai ter um segundo filme?
Como ponto fraco, toda essa luta é de uma mulher por um “macho alfa”, digamos assim. Mas, devido à falta de carinho e amor na infância, é até compreensível essa obsessão por um amor perdido. Ademais, o final pode até parecer meio bobo e previsível (ou não), o que pode desagradar algumas pessoas. Mas combina exatamente com a ideia do filme: ser caricato. E aqui cabe uma semelhança com o recente Bela Vingança.
Por fim, o desfecho também dá a entender que teremos uma sequência de Jolt. Vai depender, claro, do sucesso no Amazon Prime Video. Se depender deste crítico, já podem começar a ligar as luzes e as câmeras, porque a ação está garantida.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer de Jolt (Netflix)
Elenco do filme Jolt
Kate Beckinsale
Bobby Cannavale
Laverne Cox
Stanley Tucci
Jai Courtney
Ficha Técnica
Título original do filme: Jolt
Direção: Tanya Wexler
Roteiro: Scott Wascha
Data de estreia: sex, 23/07/21
Onde assistir ao filme ‘Jolt’: Amazon Prime Video
País: Estados Unidos
Gênero: ação, comédia
Duração: 91 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos