Jorge Du Peixe revisita Luiz Gonzaga em ‘Baião Granfino’
Cadu Costa
Jorge Du Peixe é pernambucano, cantor, compositor, instrumentista e vocalista de uma das maiores bandas do rock brasileiro, a Nação Zumbi. Por conta disso, uma releitura da obra de Luiz Gonzaga (1912-1989) é quase uma confirmação da multiversatilidade que moldou a carreira do artista. Assim como já fez com o de Jorge Bem Jor e Bob Marley em outros projetos paralelos, Jorge Du Peixe lança o ótimo ‘Baião Granfino’ pela Babel Records.
Onze canções de Luiz Gonzaga são recriadas com uma sonoridade que evoca rock, ska, funky, soul, bolero, dub, muito baião, e, claro, o universo do manguebeat. Com suas guitarras e percussões tão características.
- Scalene reforça polivalência da ansiedade com governo em ‘Febril’
- Cesar MC apresenta o melhor disco de rap do ano: ‘Dai a Cesar o que é de Cesar’
- Vanguart emociona e alimenta o coração em ‘Intervenção Lunar’
O álbum
O resultado é simplesmente maravilhoso. Em ‘Baião Granfino’, JorgeDu Peixe dá cara nova ao cancioneiro de Gonzagão e traz uma sonoridade diferente de clássicos já tão conhecidos e regravados diversas vezes.
O repertório combina clássicos como “Sabiá”, “Assum Preto” e “Pagode Russo’, com outras menos conhecidas, como “Acácia Amarela” e “Rei Bantu”. Esta última, parceria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas é uma das mais inspiradas do álbum e foi a faixa escolhida para ser o primeiro single de ‘Baião Granfino’. Por se tratar de maracatu, gênero musical que embasa a obra construída pela Nação Zumbi desde 1994. Além disso, a negritude do Rei do Baião é exaltada ao Du Peixe evocar Orixalá. Mas o grande destaque fica para “Qui Nem Giló”. Com um baixão e a bateria ditando um ritmo ska manguebeat que duvidamos que não esteja no repertório de shows do Nação num período pós-pandemia.
Ainda sem datas para shows
Sem planos efetivos ainda para voltar aos palcos (“acho muito precipitado“), Jorge Du Peixe diz que está montando uma banda menor para, quando for possível, fazer o show de ‘Baião Granfino’. “Seria a delícia parte 2, porque fazer este álbum, no meio deste apocalipse e deste desgoverno, foi uma forma de manter a sanidade”, afirmou o cantor em entrevista de lançamento do novo trabalho.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, participam de ‘Baião Granfino’, os músicos Carlos Malta, Swami Jr., Siba Veloso, Pupillo, Mestrinho, Lello Bezerro, Bruno Buarque, Serginho Plim, Yaniel Matos, Gustavo Ruiz, Victor Rice, Bubu, Maria Beraldo, Lívia Nestrowski, Fábio Sá, Fábio Pinczowski, Sthe Araújo, Naloana Lima e Victória dos Santos. Além disso, acontece a participação especial de Cátia de França na última faixa “O Fole Roncou”.