Jujutsu Kaisen: segunda temporada apresenta diversas camadas
Bruno Oliveira
Após um hiato de 2 anos, a segunda temporada de Jujutsu Kaisen veio ao ar em julho de 2023. Como vi a primeira temporada no lançamento (entre 2020 e início de 2021), acabou que esqueci de muitas coisas, inclusive, nomes de personagens e até mesmo alguns acontecimentos. Não fiz meu dever de casa revendo, e senti que isso me deu uma quebrada. Fiquei confuso em vários momentos e me perguntando quem era quem. Essa temporada foi dividida em 2 arcos principais: Inventário Oculto/Morte Prematura e Incidente em Shibuya e vou comentar as duas separadamente.
Leia mais:
- Listamos os 10 melhores animes para maiores de 18 anos
- Crunchyroll Anime Awards 2024: Novas categorias celebram a excelência artística e a variedade de gêneros
- Junji Ito | O “fofúnebre” é um dos grandes destaques da CCXP23
Inventário Oculto/Morte Prematura
Esse primeiro arco abrange os episódios 01 ao 05 dessa temporada. Nele, acompanhamos o melhor personagem da série, Satoru Gojo e seu melhor amigo, Suguro Geto, na época em que eles eram alunos do Colégio Técnico de Magia Metropolitana de Tóquio. Já se mostrando muito fortes, eles precisavam manter uma menina viva. Muitas coisas acontecem no caminho e vemos o Geto tomando um rumo diferente. Fiquei pensando se tudo o que aconteceu a eles aqui foi o suficiente para ele virar um dos grandes vilões da série. A resposta é não. Muito é explicado no arco seguinte, mas sentimos desde então a separação dos dois ex melhores amigos. Nesse arco também conhecemos o vilão Toji Fushiguro que dá um trabalho enorme para eles e que nos mostra um vislumbre de seus poderes em Incidente em Shibuya.
Incidente em Shibuya
Esse 2º arco da temporada é a verdadeira cereja do bolo. Para os leitores do mangá (do qual não me incluo), esse é o arco favorito de muitos. De fato, muitas coisas acontecem nesses episódios que englobam os Episódios de 06 a 23. Muitas lutas incríveis, mortes, descobertas e destruição permearam esse arco que, realmente, tem muito o que contar. Vou tentar me ater aos spoilers, mas é preciso mencionar o selamento de Satoru Gojo que acabou sendo bombástico e nos fez acreditar logo de cara que estava tudo perdido. Nesse breve momento, também, compreendemos o que houve com Suguro Geto e entendemos um pouco melhor sua vilania.
Yuji Itadori
Em toda história de herói em que o nosso protagonista possui um mestre a cartilha para esses casos não falha: para o herói se tornar maior, precisa derrotar seu mestre ou aprender a viver sem ele. Essa é a deixa para que Yuji Itadori pegue enfim o protagonismo para si. E posso dizer que ele consegue. Apanha muito, sofre demais, passa por perdas inestimáveis, participa de lutas incríveis e mesmo com a sensação de derrota final, ele agora é outro, podendo brilhar sozinho. O problema é que talvez até seus aliados podem estar contra ele.
Embora muitos personagens coadjuvantes tiveram seu momento de glória por aqui, é tranquilo dizer que essa temporada foi toda do Yuji Itadori. Sua luta contra o Choso já é memorável e posso considerá-la facilmente uma das melhores de todos os tempos. O estúdio MAPPA está de parabéns aqui e fez algo realmente memorável. Temos também o seu momento incorporado pelo Sukuna, que cria um caos pior do que já estava. Além dele ser completamente dúbio, Sukuna é mal, mas faz coisas relativamente boas. Essa simbiose ainda tem pano pra manga. Por último, temos Yuji contra Mahito que me deixou nervoso do início ao fim. Mahito é um excelente vilão e gostaria de ver mais dele no futuro.
As lutas passam muita credibilidade a obra
Essa temporada teve enormes camadas e têm muitas coisas para se discutir. O grupo dos feiticeiros tiveram algumas perdas e as Maldições também. Por falar nisso, vale destacar a dificuldade em cada uma dessas lutas. Nenhuma delas foi fácil, o que dá uma credibilidade muito maior à obra. Não sabemos quem vai sobreviver até o final.
Ponto negativo
Por último, quero mencionar um ponto negativo. Houve muitos momentos em que fiquei perdido na história. As coisas aconteciam tão rápido que ficava me perguntando o que eu perdi e quando isso aconteceu. O seu último episódio é um exemplo disso. Temos o resultado da batalha final, e daí as coisas vão pingando na tela como se estivesse acelerando demais algo que não precisava ser mostrado. Temos informações através de texto na tela tentando nos situar sobre o que virá pela frente. Falando nisso, se estava difícil até agora, as coisas ainda vão piorar muito mais para Yuji Itadori.
Conclusão
Essa foi uma ótima temporada que já me fez colocar Jujutsu Kaisen na lista de meus animes favoritos da atualidade. A dor vem quando penso em quando será a 3ª temporada. Esperar um ano seria justo, mas pelo jeito vai ser mais tempo que isso. Da próxima vez tentarei pelo menos ver algum resumo do que já aconteceu e, assim, não vou me perder na história como aconteceu dessa vez.
As duas temporadas de Jujutsu Kaisen já se encontram em versões legendadas e dubladas na Crunchyroll.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer da segunda temporada de Jujutsu Kaisen
Ficha Técnica da segunda temporada de Jujutsu Kaisen
Título original: Jujutsu Kaisen
Criador: Gege Akutami
Onde assistir: Crunchyroll
Data de estreia: 06 de julho de 2023
Temporada: 2
Episódios: 23
País: Japão
Gênero: Animação, Ação, Aventura
Ano: 2023
Classificação: 16 anos