Just Dance 2020

Just Dance® 2020_20200103153756

‘Just Dance 2020’ | REVIEW

Stenlånd Leandro

Eu me divertia muito com os jogos da franquia de dança da Konami, Dance Dance Revolution, na época do PS2. Era necessário conectar um tapete de plástico ao console para que a sensação de jogar nas enormes máquinas oficiais do jogo, presentes nos maiores arcades, fosse emulada. Muito mal diga-se de passagem, gerando momentos constrangedores e alguns tombos na sala de casa.

Contudo, há 10 anos, a Ubisoft revolucionou os jogos de dança ao lançar Just Dance para o Nintendo Wii. A desenvolvera fez excelente uso dos ótimos sensores de movimento presentes nos controles do aparelho. Como não era necessário plugar nenhum acessório espaçoso ao videogame, bem como por trazer coreografias reais – não um monte de setas para apertar na hora certa como nos jogos da Konami -, a franquia se tornou um sucesso. Então, em 2011, chegou ao PS3 e ao Xbox 360, o Just Dance 3.

A partir da sua quinta versão, a franquia anual passou a ser numerada de acordo com o ano em questão. E é por isso que Just Dance 2020 comemora os 10 anos em grande estilo.

Leia mais:

RAZER GOLD FAZ PARCERIA COM LEVPAY
DELL APRESENTA INOVAÇÕES EM COMPUTADORES E MONITORES
XBOX ONE – CONFIRA A LISTA DOS JOGOS EXCLUSIVOS EM 2020

MODOS DE JOGO

A saber, o jogo conta com 3 modos principais: Kids, Just Dance e All Stars. O modo Kids, como o nome já diz, é voltado para crianças e possui 10 músicas para os pequenos se divertirem. Entre elas o sucesso “Into the Unknown”, música-tema do filme Frozen 2; “Baby Shark”, campeã de views no YouTube pelos baixinhos; bem como a clássica “Parabéns pra Você” (Happy Birthday), em versão instrumental.

Além disso, o modo All Stars traz uma “campanha” comemorativa dos 10 anos de Just Dance. O objetivo é dançar uma música de cada edição até chegar a atual, vencer a última batalha para liberar 1 canção. Uma história bem simples como motivação para a existência do modo.

Por fim, o modo Just Dance, que é onde o jogo acontece de verdade. É aqui que está uma das principais atrações do título, o World Dance Floor. Nele é possível desafiar jogadores no mundo inteiro em batalhas de dança online disputando pelo 1º lugar no torneio. O que não é nem um pouco fácil, pois nas partidas que testamos o número de jogadores conectados passava de 500 facilmente.

Ademais, é possível escolher músicas entre as que o título recomenda de acordo com o perfil do jogador, entre as mais jogadas pela comunidade ou entre as mais populares do seu país. Sem contar as playlists temáticas como sucessos da Disney, décadas de 60 até 2010, Essenciais Just Dance, entre outras. O game ainda traz a opção do jogador criar a própria playlist com as músicas de sua preferência.

VARIEDADE DE FAIXAS

E falando em músicas, Just Dance 2020 possui mais de 40 músicas principais. Algumas com uma segunda versão para desbloquear, o que garante diversão por horas. Entre elas, alguns sucessos como “Everybody” (Backstreet Boys), “God is a Woman” (Ariana Grande), “High Hopes” (Panic! At the Disco), “I Don’t Care” (Ed Sheeran e Justin Bieber) e “Só Depois do Carnaval” (da brasileira Lexa). Mas, se você achar que ainda é pouco ou se é fã da franquia, é possível assinar o serviço Just Dance Unlimited para jogar o que há de melhor em toda a série, destravando mais de 500 músicas desde o lançamento do primeiro jogo, e ainda faixas exclusivas disponibilizadas mensalmente. O plano Unlimited está disponível em pacotes de 24 horas, 1 mês, 3 meses e 1 ano (que custa o mesmo que vários jogos bons disponíveis em lojas online do console de sua preferência).

Além das músicas, Just Dance 2020 possui centenas de itens destraváveis que não influenciam em nada o gameplay. Sempre que realizar um desafio diário ou alcançar um novo nível ao somar pontos após dançar qualquer música em qualquer modo, uma quantia de Mojo (a moeda interna do jogo) é liberada. Esse Mojo é usado para desbloquear avatares, adesivos, codinomes e apelidos aleatoriamente. Cabe dizer que um vacilo enorme da Ubisoft foi não disponibilizar músicas para desbloquear nessa loja in game, forçando quem quiser mais faixas a gastar dinheiro de verdade.

MULTIPLAYER

O jogo pode ser aproveitado por até 4 pessoas em partidas com multiplayer local. Você pode utilizar a Playstation Camera do PS4, que permite jogar de mãos livres ou com 1 controle OS Move para cada jogador. Também é possível que até 6 pessoas joguem com seus smartphones, através do App Just Dance Controller, que deve estar conectado ao console por uma rede wi-fi. Todas as maneiras de jogar são bem aceitas pelo jogo, sem que haja atraso no reconhecimento dos movimentos. Claro que, se houver um instabilidade com a rede, os smartphones podem sofrer com a queda da qualidade do tráfego de informações.

Como já é de costume da franquia, o visual incrível e multicolorido está de volta. São personagens ou pessoas fantasiadas muito carismáticas, cenários cheios de movimento e vários efeitos especiais. Apesar de bonito de se ver, esse excesso de cores atrapalha, em alguns momentos, a focar na mão que deve seguir para realizar a coreografia. Um ponto que o estúdio deve levar em consideração nos próximos títulos.

VEREDITO

Como sempre, Just Dance 2020 traz uma gama de músicas bem variada na busca de tentar agradar o máximo de pessoas possível. Com faixas antigas ou da atualidade, e coreografias oficiais ou não, o jogo possui um nível de desafio alto, mas que é compensado pela diversão, principalmente quando jogado com amigos. Até quem leva a vida mais fitness pode aproveitar, já que a perda de calorias é garantida.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN