Justiça por Uphaar crítica da série minissérie Netflix 2023

Foto: Netflix / Divulgação

‘Justiça por Uphaar’: dois pesos e duas medidas

Taynna Gripp

Baseada na história real da tragédia que matou 59 pessoas no dia 13 de junho de 1997 durante uma sessão de cinema em Uphaar Green Park Cinema, um teatro no sul de Delhi, na Índia, estreou recentemente na Netflix a série (ou minissérie) de sete episódios Justiça por Uphaar (Trial by Fire). Com ênfase na vida de Neelam e Shekhar Krishnamoorthy, casal que perdeu seus dois filhos adolescentes no incêndio, os episódios trazem a busca por justiça contra dois irmãos magnatas donos do cinema.

História real de Justiça para Uphaar

Na tarde do dia 13, cerca de mil pessoas estavam no cinema para assistir ao filme “Border”, e, somente no último episódio, conseguimos absorver o desespero de cada um daqueles quase 200 feridos. A série, embora seja sobre a tragédia, versa também a respeito do luto e da revolta de uma população que viu seus familiares serem mortos sem que nada fosse feito.

O incêndio, causado por um curto-circuito, demorou muito a ser percebido por quem estava no segundo andar do prédio, quando a fumaça começou a tomar o ambiente. E o público tentou fugir não conseguiu porque as portas estavam travadas pelo lado de fora, um pedido do dono do cinema para que ninguém entrasse na sessão sem pagar, depois do filme já iniciado.

Início marcante e doloroso

Com um primeiro episódio bem marcante e doloroso, criamos imediatamente empatia por Neelam e acompanhamos a sua busca por provas, o medo que ela encontra de superar a morte dos filhos, a associação que criam para lutar, a dor de outros personagens e as represálias com cada uma das pessoas que não aceita a indenização.

No decorrer do processo, que durou muitos anos, provas foram adulteradas, mentiras foram contadas, réus foram condenados e acabavam sendo libertados logo em seguida. O veredito definitivo do caso saiu apenas em 2021, quando os irmãos Ansal finalmente foram condenados e permaneceram presos por pouco mais que seis meses.

Atuações e direção

Rajshri Deshpande (Neelam) está muito bem na série, conseguindo transmitir toda a dor de uma mãe desesperada. A direção de Prashant Nair e Randeep Jha também merece ser mencionada, com episódios que mesclam linhas temporais e um final extremamente emocionante.

A tragédia de Uphaar mudou o modo como a Índia enxergava a segurança de ambientes fechados e transformou a vida de milhares de pessoas, embora nunca tenha mantido seus culpados em cela. É só mais um exemplo de como a justiça tem dois pesos e duas medidas, pendendo sempre para o lado de quem tem mais dinheiro a oferecer.

Onde assistir à série Justiça por Uphaar?

A saber, Justiça por Uphaar estreou em 13 de janeiro de 2023 no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da série Justiça por Uphaar, da Netflix

Justiça por Uphaar: elenco da série da Netflix

Abhay Deol

Rajshri Deshpande

Ashish Vidyarthi

Ficha Técnica da minissérie Justiça por Uphaar, da Netflix

Título original da série: Trial by Fire

Temporada: 1

Episódios: 7

Duração: de 45 a 48 minutos

Criação: Kevin Luperchio, Prashant Nair

País: Índia

Gênero: drama, policial

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Taynna Gripp

0

Créditos Galáticos: