Klaus Netflix (2)

‘Klaus’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

Presente de Natal.

“Um verdadeiro ato altruísta sempre desperta outro.”

Quando o folgado Jesper (Jason Schwartzman / Rodrigo Santoro) ouve as palavras acima de Klaus (J. K. Simmons / Daniel Boaventura), ele já está tão vidrado em concluir sua meta como carteiro da pequena e longínqua Smeerensburg para voltar à boa vida que nem mesmo se atenta à mudança que está provocando nas pessoas à sua volta.

Egoísmo move o personagem

A saber, em Klaus, animação tradicional de Sergio Pablos, em seu primeiro trabalho como diretor, é o egoísmo do protagonista que move o personagem que representa o Papai Noel. Isolado da disputa entre dois clãs familiares, o bom velhinho possui uma casa atulhada de brinquedos sem uso enquanto as crianças crescem aprendendo que não devem se misturar para brincar. Nem mesmo pra estudar na escola da professora Alva (Rashida Jones / Fernanda Vasconcellos).

Então, explorando a relação entre o egoísmo e a boa vontade, o roteiro de Pablos com Zach Lewis e Jim Mahoney consegue mostrar que uma coisa pode levar à outra se uma só pessoa é abnegada o suficiente para doar o que é seu só pra ver o sorriso no rosto de uma criança.

Leia mais:

‘O IRLANDÊS’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘DEIXE A NEVE CAIR’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘O REI’ (NETFLIX) | CRÍTICA
Klaus Netflix (1)
Resgate das antigas animações

Assim, sem pender para os excessos nos diálogos e nas piadas, a obra resgata todo o espírito das antigas animações com um uso de cores a dar um efeito de iluminação natural sobre os tons dominantes de azul e cinza do inverno. De fato, um feito tão simples quanto primoroso.

Aliás, também não esqueceram as figuras que acompanham o Papai Noel. Afinal, do trenó às renas e ajudantes, em uma referência à Finlândia, onde a lenda nasceu, tudo vai sendo pontuado de forma cômica ou emocionante do começo ao fim da trama, que tem muito a dizer sobre os extremos que imperam no mundo de hoje.

Enfim, Klaus era o filme de Natal que precisávamos e um presente para todos aqueles que devem deixar de lado a rivalidade sem medida. Mesmo que seja só pra ver as crianças se esforçando pelo simples ato de brincar.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Klaus
Direção: Sergio Pablos, Carlos Martínez López
Roteiro: Sergio Pablos, Zach Lewis, Jim Mahoney
Elenco: Jason Schwartzman, J. K. Simmons, Rashida Jones, Joan Cusack, Will Sasso, Norm Macdonald
Distribuição: Netflix
País: Espanha
Gênero: animação, aventura, comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 98 minutos
Classificação: livre

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN