
Foto: Mares Filmes / Polifilmes / Divulgação
‘Kompromat: O Dossiê Russo’ e o temor contra o país
Bruno Oliveira
A Rússia é um país que sempre evoca polêmicas tanto no mundo real quanto na ficção. A atual guerra que ela provoca ao invadir a Ucrânia gera questionamentos e desnecessária. Por muitas décadas, os russos também foram os principais vilões dos filmes hollywoodianos, graças à Guerra Fria. Tudo o que se sabe sobre o governo e a polícia é que não devemos confiar demais. E o filme Kompromat: O Dossiê Russo (Kompromat) se apresenta como mais uma construção de estereótipo que me faz nunca querer ir visitar esse país. Brincadeiras à parte (mas nem tanto), estamos diante de um bom thriller dramático.
Sinopse
Matthieu Roussel (Gilles Roussel) é um funcionário público francês que trabalha na Rússia. Ele é um bon vivant que valoriza a arte e que gosta de se divertir. De um dia para outro, o Serviço Secreto Russo invade a sua casa e o leva preso devido a uma acusação de pedofilia contra ele. O protagonista não sabia, até então, que estava sendo alvo de um Kompromat. Agora condenado sem ter um julgamento justo e sendo renegado por sua própria nação, só lhe resta fugir.
Leia também:
Hugh Jackman é confirmado como Wolverine em ‘Deadpool 3’: VEJA!
‘No Outro Encontro Você’ é intimista e catártico ao mesmo tempo
‘A Queda’ tem cenas de tirar o fôlego
O que é Kompromat?
Dando uma bela resumida, kompromat são documentos falsos usados para prejudicar um inimigo de estado russo. Ou seja: se desconfiarem de você ou simplesmente não forem com sua cara, eles vão lhe incriminar somente para ensinar uma lição. Acredito que isso deva ser usado contra espiões, mas o que vemos aqui é utilizado de forma pessoal. Devo dizer que esse é um dos meus maiores medos: ser acusado injustamente por algo que não fiz e não ter direito a um julgamento justo tendo toda a opinião pública contra mim.
No início, recebemos a informação de que ele é livremente inspirado em fatos reais. Provavelmente tivemos um caso parecido, mas que o roteiro incrementou como bem quis. Graças a isso, temos uma boa obra daquelas que todos estão contra o nosso protagonista. Os seus momentos na prisão são aterradores. Até mesmo quando ele é solto, a sensação de que está sendo vigiado a cada esquina é de deixar qualquer um maluco.
O plano de fuga é bom e tem belos momentos, mas nada que cause uma grande catarse. As coisas acontecem e simplesmente aceitamos como elas ocorrem. Mais para o final, acabei achando duas cenas um pouco malfeitas. Tive a impressão de que algo foi cortado na primeira ao mostrar, do nada, uma perseguição do agente chefe russo contra nosso protagonista. Enquanto na segunda, ao estar sendo perseguido por pelo menos quatro homens, o roteiro auxilia o nosso herói a enfrentar apenas um, enquanto os outros estão sei lá onde. Detalhes que notei, mas que não acho que incomoda como um todo.
Conclusão
O resultado final de Kompromat: O Dossiê Russo acaba por ser mediano. O filme não nos empolga, mas tem uma história o suficiente boa para conseguir nossa atenção. Pensei que o seu longo tempo de 127 minutos iria me cansar, mas até que foi tranquilo. O longa-metragem, apesar de ser uma ficção baseada em um caso real, me deixou bastante alarmado. Sei que as coisas são aumentadas em muitos níveis para dar uma dramaticidade maior, mas nunca podemos duvidar das artimanhas e maldade do governo russo.
Onde assistir ao filme Kompromat: O Dossiê Russo?
A saber, Kompromat: O Dossiê Russo estreou nesta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Kompromat: O Dossiê Russo
Kompromat: O Dossiê Russo – elenco do filme
Gilles Lellouche
Joanna Kulig
Louis-Do de Lencquesaing
Michael Gor
Aleksey Gorbunov
Elisa Lasowski
Daniil Vorobyov
Ficha Técnica do filme Kompromat: O Dossiê Russo
Título original do filme: Kompromat
Direção: Jerôme Salle
Roteiro: Caryl Ferey e Jerôme Salle
Duração: 127 minutos
País: França
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2022
Classificação: a definir