‘La Casa de Papel’ se despede com final melancólico
Kainan Medeiros
A princípio, é de se questionar se realmente chegamos ao final de ‘La Casa de Papel’. Série da Netflix que conseguiu atingir o ápice da audiência e cair no gosto popular, mas que declinou consideravelmente após cada término de temporada seguinte as duas primariamente planejadas.
Sendo assim, tendo sucumbido a pressão capitalista para dar continuidade a uma trama que já estava fechada, La Casa de Papel se tornou mais um exemplo da famigerada “continuidade caça níquel”, quando a sequência só existe para dar lucro, sem qualidade nenhuma em sua trama e partindo, assim, para um final melancólico.
- ‘Onde Eu Moro’: documentário da Netflix quebrará seu coração
- ‘Ama-me’ | vingança e redenção profundamente exploradas
- ‘Ataque dos Cães’ e a masculinidade tóxica
Não soube a hora de parar
Contudo, a série ainda carrega uma legião de fãs provenientes das duas primeiras boas temporadas e que por boa fé, continuavam acompanhando a saga do “Professor” e seus amados assaltantes. Tal qual Lúcifer, a longevidade da trama foi totalmente prejudicial, levando para uma conclusão bem previsível e maçante.
Além disso, não bastasse alongar um enredo sem nenhuma novidade por duas ou três temporadas, a última ainda foi dividida em duas partes de cinco episódios cada; ou seja, um fim bem insosso para algo que foi tão simbólico no início. Leia a primeira parte dessa última temporada aqui.
Excesso de flashbacks e plot twists
Portanto, devido ao fato de se alongar tanto, já não há mais espaço para criatividade. Isso faz com que o espectador seja brindado com uma enxurrada de flashback’s e plot twist. Isso tira a total credibilidade da construção narrativa, já que você aprende que nada realmente é o que parece, sempre há um plano para resolver qualquer dificuldade, e isso tira totalmente o peso dramático de momentos que deveriam ser chaves para a trama.
Sem me aprofundar muito, até por que nem preciso, em 20 minutos do primeiro episódio da parte final, já dá para, em suma, ter noção do desfecho da história. A única boa surpresa que a temporada traz, é em relação a um triângulo amoroso. De resto, mais do mesmo.
Entretanto, se o espectador se prender a memória afetiva do início de La Casa de Papel, deve enxergar coisas boas e verá o final com bons olhos. Ainda assim, destaco o quão clichê foi ver o término que não convence em nada.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha Técnica – La Casa de Papel (final)
Título original: La Casa de Papel
Temporada: 5 – parte 2
Episódios: 5
Criação: Álex Pina
Produção: Álex Pina, Sonia Martínez, Jesús Colmenar, Esther Martínez Lobato, Nacho Manubens
Elenco: Úrsula Corberó, Itziar Ituño, Álvaro Morte, Pedro Alonso, Paco Tous, Alba Flores, Miguel Herrán, Jaime Lorente, Esther Acebo, Enrique Arce, María Pedraza, Darko Peric, Kiti Mánver
Data de estreia: sex, 03/12/21
Onde assistir: Netflix
País: Espanha
Gênero: drama, suspense, policial
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos