Lamaçal

‘Lamaçal’ mostra que traumas infantis são eternos

Fábio

Pode não parecer. Mas carregamos dentro de nós fantasmas adormecidos que nos assombraram muito em nossa infância. Mesmo na vida adulta, basta um gatilho aparecer que eles voltam a nos assustar e nos transformar novamente nas crianças indefesas que um dia nós já fomos. Esse é o tema principal de ‘Lamaçal’, que estreia nesta quinta (28) em algumas salas de cinema de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Coprodução entre Brasil e Argentina, Lamaçal participou da 44.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2020. Alternando entre o drama e o suspense, o filme evita, a princípio, revelar qual é o trauma que o protagonista sofreu, bem como a sua luta para ocultar esse fato para a sua esposa e enteado.

Lamaçal

Sinopse

Ao sair de férias com a família, Pablo (Esteban Meloni) tem um reencontro inesperado que o faz recordar de um antigo trauma de infância. Confrontado pela ironia do destino, ele entra em um carrossel de emoções, recordando o passado e arrastando nesse processo a companheira Raquel (Raquel Karro) e o enteado João (Rodrigo Silveira). Ao permanecer no local, ele terá a oportunidade de enfrentar tanto o seu trauma, quanto o seu algoz.

Franco Verdoia perde uma grande oportunidade ao priorizar o suspense ao invés do drama de Lamaçal. Afinal de contas, com as pistas e associações que o diretor e roteirista do filme vai soltando aos poucos pelo caminho permite que o espectador descubra fácil o grande segredo do filme. E, quando, ele enfim é revelado não causa nenhum impacto em quem o assiste.

Lamaçal

Assim, perde-se a oportunidade de discutir e acompanhar os efeitos dos traumas infantis que adultos carregam consigo sem perceber. Caso o grande mistério de Lamaçal fosse revelado logo no primeiro encontro, teria espaço para se aprofundar mais a questão psicológica do protagonista e como isso poderia influenciar em sua relação com a esposa e enteado. Isso não significa que se trata se uma produção ruim. Ao contrário, com bons atores e um tema interessante ele prende a atenção do espectador desde o começo até a grande revelação. Pena que ela optou pela superficialidade ao tratar de um assunto tão relevante.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha técnica – Lamaçal

Título original: La Chancha
Direção e roteiro: Franco Verdoia
Elenco: Estaban Meloni, Raquel Karro, Gabriel Goyti, Rodrigo Silveira, Gladys Florimonte
Data de estreia: qui 28/10/2021
Onde assistir: Nos cinemas
País: Braisl, Argentina
Gênero: drama, suspense
Duração: 97 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 14 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN