Legado Explosivo filme crítica

‘Legado Explosivo’ é mais um filme de ação de Liam Neeson, só que pior

Cadu Costa

Liam Neeson tinha 56 anos quando Busca Implacável foi lançado em 2008, iniciando sua fase de vigilante vingativo. 12 anos depois, ele ainda está produzindo thrillers de ação úteis como este filme Legado Explosivo (Honest Thief). 

Entretanto, o astro viu sua popularidade despencar após declarações controversas em uma entrevista, interpretadas como racistas. Talvez, por isso, tenha aceitado voltar aos filmes de ação, mesmo tendo afirmado que Vingança a Sangue-Frio (2019) – um dos melhores de seu acervo no gênero – seria seu último do tipo. Aliás, Neeson já tem, mais dois engatilhados para 2021: The Marksman, no qual interpreta um rancheiro, e The Ice Road, onde vive um resgatista no gelo.

A trama do filme ‘Legado Explosivo’

A saber, em Legado Explosivo, Liam Neeson interpreta Tom, o ladrão honesto do título original, também conhecido – para sua irritação – como o Bandido In-and-Out. A onda de assaltos a bancos de Tom rendeu a ele US $9 milhões, mas ele decide ir direto para o amor de uma boa mulher chamada Annie (Kate Walsh). E é aí que o problema começa.

Tom e Annie são apenas dois divorciados em malhas aconchegantes, tentando fazer as coisas acontecerem. Então, ele decide se entregar para viver uma vida feliz e sem culpas. Mas as boas intenções de Tom caem em conflito com uma dupla de agentes corruptos do FBI, Nivens (Jai Courtney) e Hall (Anthony Ramos), que decidem pegar o dinheiro e acusá-lo de assassinato. Isso significa que Tom deve fazer uso de todas as armas que tiver à sua disposição para defender sua verdade. Leia-se: punhos, revólveres, explosivos, caminhões de entrega de cupcakes.

Legado Explosivo crítica filme

Foto: Divulgação

Acomodado na zona de conforto

Dessa forma, com Neeson bem dentro de sua zona de conforto, seguido por policiais corruptos e pulando de janelas de hotéis, Legado Explosivo deveria – e poderia – ser um filme melhor. No entanto, ele se arrasta, principalmente em cenas tediosas em que o protagonista diz seriamente à namorada Annie como ela o colocou no caminho certo.

Na verdade, o verdadeiro motor propulsivo e emocional deste filme não tem nada a ver com uma mulher. Mas sim com o antigo emaranhado de homem da lei e fora da lei já que Tom tem um perseguidor também honesto, o agente Meyers (Jeffrey Donovan). Ambos estão divididos pelas circunstâncias, mas unidos pelo tipo de integridade inabalável que homens inferiores – como os agentes Hall e Nivens – nunca poderiam começar a entender.

Contudo, Legado Explosivo é um filme tedioso e se arrasta mais do que deveria. É inofensivo, cheio de valores familiares, não se importando se você vai conseguir manter os olhos abertos até o fim. Claro que queremos mais filmes de ação de Liam Neeson. Apenas pedimos que ele leia mais atentamente seus roteiros. Porque essa produção é um thriller totalmente esquecível. Enfim, depois dessa, vou ali assistir Busca Implacável e já volto.😁

TRAILER

[youtube v=”r1FmeOTSUGs”]

FICHA TÉCNICA DE ‘LEGADO EXPLOSIVO’

Título original: Honest Thief
Direção: Mark Williams
Elenco: Liam Neeson, Kate Walsh, Jeffrey Donovan
Distribuição: Imagem/California
Data de estreia: qui, 07/01/21
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano de produção: 2019
Duração: 98 minutos
Classificação: 14 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
NAN