‘Lewis Capaldi: How I’m Feeling Now’ vale pela incrível história
Bruno Oliveira
Provavelmente, a pessoa que irá ler esse texto conhece o cantor Lewis Capaldi. Peço desculpas desde já, pois eu nunca nem tinha ouvido falar nele. Se ouvi, esqueci e ao escutar algumas músicas para ver se conhecia, descobri que não conhecia nada. O som dele me lembrou muito uma Adele com vocal masculino. Nesse momento, os possíveis fãs devem estar querendo me trucidar. Me perdoem, como vim falar sobre esse documentário vou me ater apenas a isso. Quanto a esse detalhe, posso dizer que ‘Lewis Capaldi: How I’m Feeling Now’ é um belo registro de um cantor inseguro que consegue dar a volta por cima.
Leia mais:
‘Super Mario Bros.: O Filme’ é infantil, nostálgico e uma ótima pedida para se ver em família
‘Daisy Jones & The Six’ é divertida, leve e bastante emocional
‘Rye Lane: Um Amor Inesperado’ é a comédia romântica que precisávamos e não sabíamos
Após fazer um imenso sucesso com seu primeiro álbum lançado, Lewis Capaldi se volta para o início da produção de seu novo álbum. O que ele não sabia e não esperava era que isso iria consumi-lo da pior forma possível. Ao se sentir inseguro, começa a desenvolver uma síndrome do impostor, até que sua saúde mental começa a afetá-lo fisicamente lhe dando ticks nervoso ao ponto de ter que parar um show no meio. O que se mostra como uma grande dificuldade, acaba se tornando combustível para compor mais uma leva de músicas novas.
Do fundo do poço ao novo sucesso
Se por um lado, cheguei até aqui sem saber nada sobre ele, por outro lado, foi bom assistir esse documentário sem saber de nada da vida do cantor. Digo isso, pois esse é mais um daqueles filmes reais que poderiam ser muito bem uma ficção. História tem e é isso que transforma esse documentário intimista em algo realmente digno de ser assistido. Certamente, a ideia inicial era mostrar o sucesso e seu posterior processo de composição, mas o que acabamos vendo foi um artista talentoso chegando ao fundo do poço e renascendo para uma nova fase.
O início do filme é até bem preocupante, vemos o cantor, nitidamente, sem controle nenhum sobre suas faculdades motoras. Esses momentos nos são mostrados e logo pulamos para 4 anos atrás, em 2018. Vemos todo o seu sucesso e gradativamente vamos chegando no momento atual em que o documentário começa. Toda a pressão de continuar o sucesso atinge ele em cheio a ponto de achar que nunca mais vai conseguir compor algo bom novamente. Ele se acha um impostor e isso vai afetando sua autoestima a ponto de começar a afetá-lo fisicamente.
Claramente, a sua saúde mental estava se esvaindo por um ralo. Não gostaria de comentar mais para poder preservar alguns momentos de surpresa para o expectador, mas posso dizer que, por mais que ele começasse bem sombrio e a jornada até esse momento ser bastante sofrida, ainda temos um belo final. Ele não acaba de um modo 100% feliz, mas notamos que o pior passou e que ele pode enfim seguir uma vida normal, mesmo tendo que estar sempre se cuidando.
Incrível história
Se for fã, esse documentário é mais do que recomendado. Certamente, sentirá muito mais e ficará por dentro da vida caótica do cantor. Se você está no meu time (aquele que não sabe de nada), ele vale pela incrível história que irá ver na tela. Ele tem um tamanho de projeção ideal (96 minutos) e não chega a ser muito cansativo como algumas obras do gênero que vemos por aí. De quebra, já estou aqui curtindo suas músicas que não conhecia e até que estou gostando.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – ‘Lewis Capaldi: How I’m Feeling Now’ – Netflix
Ficha Técnica
Elenco: Lewis Capaldi
Título original: ‘Lewis Capaldi: How I’m Feeling Now’
Diretor: Joe Peralman
Roteiro: –
Duração: 1h 36min.
País: Reino Unido
Gênero: documentário, musical
Ano: 2023
Classificação: 14 anos