Livraria Saraiva encerra atividades em Salvador a partir desta segunda
Stenlånd Leandro
A partir desta segunda (21), as quatro lojas físicas da Livraria Saraiva residentes na cidade de Salvador deixarão de existir. A confirmação de encerramento das atividades foi feita pelo Jornal Correio. Assim, segundo a publicação, a empresa não deu detalhes sobre a descontinuidade das lojas ou informações sobre demissões. Outrossim, foram longos 13 anos de operação em Salvador com quatro Mega Stores.
Ademais, precisamos lembrar que, várias unidades da Saraiva em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte haviam fechado. A motivação para o fechamento seria o baixo faturamento, situação agravada com a pandemia do novo coronavírus.
- Livro póstumo de Stan Lee é lançado pela Editora Record
- Stephen King ganha homenagem na ‘Antologia Dark’
- Panini anuncia novos volumes de Liga da Justiça
As livrarias instaladas no Shopping da Bahia, Barra, Salvador e Paralela, inclusive, já haviam começado a fazer promoções com descontos progressivos de 20% a 40%, gerando assim, diversas filas. Porém, é possível encontrar produtos no outlet com redução de 90%. A saber, na loja virtual, na aba ‘Nossas Lojas’, as unidades do estado não aparecem mais na lista da rede.
UM ROMBO ENORME NAS DÍVIDAS
No segundo trimestre de 2020, o prejuízo da Saraiva cresceu 64% com perda de R$ 118,2 milhões, no período. A receita entre os meses de abril a junho caiu 82%.
Ademais, há dois anos, a Saraiva entrou com um pedido de recuperação judicial, após acumular uma dívida de R$ 675 milhões. Na época, eram 85 lojas em 17 estados. Assim, no ano passado, a rede centenária de varejo líder de vendas de livros no país, apresentou plano de recuperação dos seus negócios aos credores, em que a companhia propôs pagar apenas 5% da sua dívida em 15 anos em parcelas anuais por 14 anos, após 12 meses de carência.
Assim em 2034, 16 anos a partir da homologação do plano pela Justiça, a dívida atual seria transformada em debêntures.