Livros têm aumento nas vendas em relação ao ano passado
Alex Rodrigues
Boa notícia do mercado livreiro, aumento na venda é pequeno, porém significativo. Os dados são dos principais varejistas de livros do país. Em faturamento, o crescimento é de 3,74%.
Em números, o ano de 2018, entre os meses de setembro e outubro, o volume de vendas era de 2.996 milhões de exemplares e, neste ano, passou para 3.025 milhões, aumentando também o faturamento de R$ 112.734 milhões para R$ 116.952 milhões.
Leia Mais
– CLÁSSICO ‘METROPOLIS’ GANHA VERSÃO EM GRAPHIC NOVEL
– DAVID YOST, O RANGER AZUL, CONFIRMA PRESENÇA NA CCXP19
Ademais, os dados foram divulgados pelo do 10º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2019. Estes foram apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Para o presidente da SNEL, Marco Veiga Pereira, é preciso analisar os próximos meses.
– São bons números, mas o período 10T é um dos menores do ano, representando historicamente 6,3% das vendas totais. Os próximos períodos serão muito importantes para o mercado, pois incorporam os meses em que a crise das grandes redes atingiu o seu auge em 2018, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.
Segundo levantamento feito pela GFK para a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o ritmo de queda do mercado editorial no inívio estava em desaceleração. Isso não quer dizer, porém, que as livrarias conseguissem ver a luz no fim do túnel.
No acumulado do ano, até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento. O preço médio do livro cresceu 4,3% no período. A pesquisa, que será apresentada pela ANL na segunda-feira, 27, revela ainda que as livrarias estão perdendo espaço – a venda de livros neste canal caiu 21% em faturamento, enquanto a venda em outros canais, como e-commerce, cresceu 19,2%.