‘Longlegs – Vínculo Mortal’ é controverso e assustador
Bruno Oliveira
‘Longlegs – Vínculo Mortal’ é mais um filme da temporada que chega com um alto número de avaliações curiosas. Alguns críticos dizendo que esse é o longa mais assustador da década, enquanto outros dizendo que é só mais uma obra do gênero. Junta-se a esse boca a boca a campanha viral feita lá fora e também o pronunciamento da atriz Maika Monroe dizendo que não o assistiu por ser assustador demais, e temos um caso de sucesso instantâneo. Mas ele é bom mesmo?
Sinopse
A agente do FBI, Lee Harker (Maika Monroe), é convocada para reabrir um caso arquivado de um serial killer em uma cidade tranquila. À medida que Lee mergulha na investigação, descobre indícios perturbadores de práticas ocultas ligadas aos crimes. Conforme desvenda pistas, Harker se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino, lançando-a numa corrida contra o tempo para evitar novas vítimas. Contudo, à medida que avança, percebe que algo sinistro a observa de perto, ameaçando não só o desfecho do caso, mas também sua própria segurança.
- ‘Kill – O Massacre no Trem’ é alucinante e bem violento
- ‘Cidade de Deus: A Luta Não Para’ surfa errado na onda do filme
- Zoe Kravitz estreia com o pé direito em ‘Pisque Duas Vezes’
Atmosfera que te deixa para baixo
Devo concordar que sua história em si não chega a ser uma inovação, mas ele tem algo que me pegou de jeito: a atmosfera opressiva que te leva pra baixo. Estamos falando de um serial killer que tem conexões abstratas (ou concretas) com o Satanás. Conforme a história vai avançando, um desconforto vai tomando conta e qualquer coisa já te faz beirar o sentimento de que não está bem. Um embrulho que vem por dentro e que aumenta a cada descoberta bizarra da trama.
Aspectos técnicos ajudam a contar a história
A trilha sonora e a direção de Osgood Perkins (O Último Capítulo) contribuem demais para esse clima de velório que vai do início ao fim. A fotografia fria mostrando apenas cores minimalistas escuras também dão esse toque. O roteiro, também de Perkins, é bastante bom. Tudo o que parece confuso, acaba sendo explicado. O que nos faz sentir confusos, faz todo o sentido quando chega ao final. Até mesmo o que não é explicado verbalmente também está respondido de outras formas. Um belo trabalho técnico que deixa a história mais redonda.
Nicolas Cage assustador e brilhante
Impossível falar desse filme sem comentar absolutamente nada de Nicolas Cage. Não há dúvidas que ele é controverso. Capaz de coisas incríveis e, também, de coisas vergonhosas. Aqui, está no limiar entre um ou outro. Mas finco o pé que está na dose certa e com isso faz um dos trabalhos mais perturbadores e fascinantes de sua carreira. Um serial killer bizarro que faz gelar sua espinha do início ao fim. Toda cena dele nos dá um certo nervoso e não sabemos nada do que virá pela frente. Ele cantando então, apavorante. Um pouco mais acima e seria muito cartunesco. Tá no ponto de uma grande interpretação.
Conclusão
Longlegs – Vínculo Mortal custou apenas 10 milhões de dólares que se pagaram facilmente com sua estreia. Embora tenha gostado demais dele, entendo quem o ache apenas ok. A imersão é fundamental para curti-lo 100%. Encorajo a verem no cinema longe de celulares e outras distrações cotidianas. Vale por todo o seu falatório. Para mim, todo o marketing foi nota 10. Espero que tenham a mesma experiência que eu tive e isso conta o fato de que saí do cinema me sentindo mal com o que acabei de ver. Falo isso no melhor sentido possível.
Onde assistir o filme Longlegs – Vínculo Mortal?
O filme Longlegs – Vínculo Mortal está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Longlegs – Vínculo Mortal
Maika Monroe
Nicolas Cage
Blair Underwood
Alicia Witt
Michelle Choi-Lee
Dakota Daulvy
Lauren Acala
Kiernan Shipka
Jason William Day
Lisa Chandler
Trailer de Longlegs – Vínculo Mortal
Ficha Técnica
Título original: Longlegs
Direção: Osgood Perkins
Roteiro: Osgood Perkins
Duração: 101 minutos
País: Canadá e Estados Unidos da América
Gênero: crime, horror, thriller
Ano: 2024
Classificação: 18 anos