Loucos por Justiça Riders of Justice crítica de filme

‘Loucos Por Justiça’, um drama de ação onde nem tudo precisa fazer sentido

Cadu Costa

Uma grata surpresa vinda da Dinamarca, de novo. Depois do ótimo Druk – Mais uma Rodada – vencedor do Oscar 2021 de Melhor Filme Estrangeiro – eis que nos deparamos com Loucos Por Justiça (Riders of Justice). Estrelando novamente o astro Mads Mikkelsen, este é um filme sobre coincidências. Ou como nem tudo é o que parece ser. Dirigido por Anders Thomas Jansen, o longa-metragem traz o ator como um pai durão e vingativo tentando achar sentido pra sua dor.

Anders Thomas Jansen escreve e dirige o filme Loucos Por Justiça e podemos dizer que se trata de uma obra muito violenta, bem como engraçada e estranhamente afirmativa. A história gira em torno de Markus (Mikkelsen), um soldado que está fora de casa em uma missão. Após uma tragédia em um metrô, em que um acidente acarreta na destruição parcial de três vagões, o militar perde sua esposa e tem de voltar para cuidar da filha adolescente.

A vingança

Neste mesmo acidente estava Otto (Nikolaj Lie Kaas), um matemático obcecado por estatística, que acredita que o ocorrido no metrô, na verdade, foi arquitetado. Ele passa a calcular as coincidências de fatos que percebeu antes dos vagões descarrilharem. Então Otto convoca dois amigos, Lennart (Lars Brygmann), também matemático, e Emmethaler (Nicolas Bro), um gênio da informática, para investigarem as “coincidências”.

Juntos, descobrem que no metrô também estava o ex-líder de uma gangue chamada “Cavaleiros da Justiça”. O criminoso seria uma importante testemunha para acabar com seu grupo em um julgamento próximo. Ao seu lado, também estava seu advogado e o irmão do chefe de gangue, que seria engenheiro de linhas de metrôs. Nesta premissa de que tudo foi orquestrado, Otto, Lennart e Emmethaler procuram por Markus, batem na porta dele, e dizem que nada foi um acidente e que tudo já estava planejado.

A partir de então, Markus vê na vingança um sentido para lidar com a morte da esposa. O luto é inquietante para ele, mas a vingança passa a ser bem mais fácil.

[youtube v=”DgRQrgyafCU”]

Roteiro magistral

Mads Mikkelsen ancora este filme com uma performance que permite que a turbulência emocional brilhe através da fachada regimentada de Markus, reproduzindo a combinação impressionante de raiva e tristeza. Mas é o roteirista e diretor Anders Thomas Jensen a verdadeira estrela. Seu roteiro é magistral alternando entre a comédia excêntrica, a ação total e o drama sincero.

Ainda de acordo com Anders, Loucos Por Justiça é sobre procurar um sentido na coisas que acontece na vida. Markus, ao invés de ir cuidar da filha adolescente, sai em busca de vingança por sua esposa. Cada um desses homens tem suas próprias experiências de traumas para explicar essa busca por um sentido para qualquer coisa que seja.

Loucos Por Justiça é um retrato de exploração da raiva masculina e das cicatrizes psicológicas que nos impedem. Sendo assim, é simultaneamente comovente e hilariante pois se centra na relação entre essas pessoas rejeitadas socialmente.

Loucos por Justiça Riders of Justice crítica do filme

Druk, en film af Thomas Vinterberg

Complicações da vida mundana

Primeiramente, Markus, por já ter perdido a noção de como demonstrar sensibilidade, assim como qualquer talento pelo convívio social. Por outro lado, os outros porque são nerds e sempre sofreram bullying e preconceito, são sujeitos presos numa tristeza quase pueril. Chega a ser perturbador de um jeito extremamente sutil e o desgraçamento mental de cada personagem faz ser um filme de vingança muito único, muito bem-feito.

Há uma empatia sincera por esses personagens danificados e reflexões inteligentes sobre o destino, coincidência e trauma, tudo ajudado por alguma comédia absurda e audaciosa deliciosamente.

Loucos Por Justiça não é uma obra-prima, mas tem um roteiro cativante e atuações maravilhosas. É uma produção dinamarquesa de alta qualidade onde mostra que a vida é mais caótica que calculamos. Na sua maré de causa-efeito, procuramos sentindo nas estatísticas e suas correlações, mas pode ser que as coisas não façam sentido. Se a vingança é um projeto complicado, ser humano também o é.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de Loucos por Justiça, com Mads Mikkelsen

[youtube v=”wAbVJD5arbs”]

Elenco do filme Loucos por Justiça

Mads Mikkelsen
Nikolaj Lie Kaas
Andrea Heick Gadeberg
Lars Brygmann
Nicolas Bro
Gustav Lindh
Roland Møller
Albert Rudbeck Lindhardt
Anne Birgitte Lind

Ficha Técnica

Título original do filme: Riders of Justice
Direção: Anders Thomas Jensen
Roteiro: Anders Thomas Jensen
Distribuição: Synapse Distribution
Data de estreia: sex, 06/08/21
Onde assistir ao filme ‘Loucos por Justiça’: disponível para compra e aluguel na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple Tv, Google Play e YouTube Filmes
País: Dinamarca
Gênero: drama, ação
Duração: 116 minutos
Classificação: a definir

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
NAN