Diretor de ‘Luca’, da Pixar, conta sobre os bastidores da animação
Fernanda Fernandes
Na tarde da última quinta-feira (10), o ULTRAVERSO teve a oportunidade de participar de uma masterclass com o diretor de Luca, nova animação da Disney e Pixar prevista para 18 de junho. Durante o evento, Enrico Casarosa abordou diversos pontos do processo criativo, locução e até mesmo a experiência de dirigir uma animação durante a pandemia da Covid-19.
Antes de tudo, o cineasta nasceu em Génova na Itália e ganhou notoriedade pelo seu curta-metragem La Luna, de 2011, indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem no ano seguinte.
[youtube v=”7CVtTOpgSyY”]
Inspiração
Durante o evento, dedicado ao seu novo filme, Luca, Enrico Casarosa nos falou sobre a principal inspiração para o filme: sua infância na costa das vilas próximas à cidade que nasceu, popularmente conhecidas como Cinque Terre.
A Cinque Terre é um conjunto de cinco vilas centenárias na costa da Riviera Italiana, localizadas na província de Spezio, que se tornaram patrimônio mundial da UNESCO em 1997.
A cultura local, como um todo, serviu de base para a construção do roteiro da animação Luca, segundo o diretor. Enrico Casarosa ainda conta que se trata especificamente da Cinque Terre mais certamente na década de 1970.
Idioma e sotaque
Nesse sentido, mais uma questão interessante abordada pelo diretor é a forte incorporação do idioma e sotaque italiano na dublagem em inglês. Além do uso das lendas locais de Cinque Terre. Um exemplo, segundo ele, seria que “quando os pescadores não queriam muitas pessoas pescando no ponto de pesca deles, diziam que lá tinha monstros marinhos. E por que não colocar um pouco de fantasia nisso?”.
O diretor ainda contou que ele e outros membros da equipe realizaram uma viagem de pesquisa para a Cinque Terre, que foi decisiva para a execução do projeto.
Além disso, o cineasta comentou sobre a inspiração para os personagens, principalmente Luca (Jacob Tremblay) e Alberto (Jack Dylan Grazer). Segundo ele, no período da adolescência ele era um garoto mais tímido, enquanto o melhor amigo dele, era o que colocava os colegas em confusão.
Gravação na pandemia
Outro ponto interessante que Enrico Casarosa compartilhou durante o evento foi a experiência de gravar durante a pandemia. Logo, o diretor brinca que “inevitavelmente a equipe conheceu um membro ou outro da família de cada um e teve até gravação da voz de um dos personagens dentro de um guarda-roupa”.
Enrico Casarosa contou ainda que Jack Dylan Grazer, interpretando o personagem Alberto, realizava as gravações no closet da mãe dele.
Contudo, a expectativa do cineasta com o longa-metragem é trazer a reconexão com a nossa criança interior e a curiosidade de conhecer o desconhecido. Enfim, Luca estreia dia 18 de junho no Disney+. Não esqueçam de conferir!
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
[youtube v=”E7_4ZUpyoWM”]
Ficha Técnica
Título original: Luca
Duração: 95min
Data de estreia: 18/06/21
Direção: Enrico Casarosa
Elenco: Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman, Saverio Raimondo
Onde assistir ao filme ‘Luca’: Disney+
País: Estados Unidos/Itália
Idioma: inglês
Gênero: Animação/Comédia
Ano de produção: 2020
Classificação: Livre