‘Luther: O Cair da Noite’ vai além de um simples filme de ação
Taynna Gripp
O sucesso de Idris Elba pode ser medido pelo fato de que Luther: O Cair da Noite (Luther: The Fallen Sun) nem bem chegou ao catálogo da Netflix e já figura como filme mais visto do streaming.
Continuação direta da série do detetive politicamente incorreto finalizada em 2019, o filme funciona como uma obra independente, possibilitando ao público a compreensão da trama sem que seja necessário assistir às cinco temporadas da BBC, mas, obviamente, tem referências que seriam melhores compreendidas por alguém que tenha acompanhado as desventuras iniciais do detetive.
Leia também:
Oscar 2023 consagra ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’: veja a lista completa dos vencedores
‘Shazam! Fúria dos Deuses’ tem pré-venda disponível na Cinépolis
‘Coração de Neon’ aborda violência doméstica com trama cativante e mensagens de amor
Sinopse
Quando o detetive John Luther (Elba) é chamado para investigar o caso de um jovem desaparecido misteriosamente, sua vida vira de cabeça para baixo: todos os seus deslizes na polícia veem à tona e ele acaba preso.
Sua colega de profissão, Odette Raine (Cynthia Erivo) assume a investigação e acabam encontrando não só o jovem desaparecido, como vários corpos, torturados e mortos, em uma mansão abandonada. O que parecia ser apenas um crime comum, ganha status elevado e Luther não vê outra saída a não ser fugir para tentar ele mesmo acabar com o assassino em série.
Ótimas atuações
A direção de Jamie Payne sabe muito bem construir o suspense – vide sua ótima série “O Alienista” -, aqui contando ainda com as atuações de alto escalão de Idris e também de Andy Serkis, vivendo o vilão cruel e sanguinário, sem o menor escrúpulo, David Robey.
Serkis consegue ser tão convincente em seu papel que é impossível não odiá-lo enquanto explica, no ato final, as motivações que o levou a matar tantas pessoas de modo tão carniceiro.
Além de um filme de ação
As cenas de ação também são bem executadas. Enquanto Luther está foragido, é perseguido pela própria polícia – e por seu inimigo, que sabe que o detetive tem potencial para pará-lo. Odette Raine é uma coadjuvante que ganha destaque conforme a trama se encaminha para o final, tendo sua filha sequestrada por David e sendo chantageada pelo mesmo.
Não se privando a ser apenas um filme de ação banal, Luther: O Cair da Noite usa, em pouco mais de duas horas, uma narrativa que cativa. Muito disso pode ser creditado ao protagonista que era o mais cotado para assumir a franquia de “007”, mas declinou
Idris é ótimo executando cenas de luta e não deixa a desejar nem um pouco quando precisa expressar qualquer sentimento mais profundo. A trama tenta ter um tom crítico sobre permissividade na internet, um mundo em que todos os monstros ganham cara e que o terror pode ser assistido anonimamente.
Mais do que isso: a mensagem central do assassino que conquista todas as suas vítimas na base da chantagem é que existem segredos que o medo da descoberta é maior, até mesmo, que o da morte.
Luther: O Cair da Noite terá sequência?
A solução talvez seja não dar à ninguém munição suficiente para te colocar nesse lugar de vulnerabilidade, mas, existe alguém que não tenha absolutamente nada a esconder?
Ao fim do filme, mesmo com as facilitações de roteiro costumeiras do gênero, como quando o resgate chega e sabe exatamente onde procurar os protagonistas, temos a ideia de que uma nova sequência surgirá. Para alegria dos fãs.
Onde assistir ao filme Luther: O Cair da Noite?
A saber, Luther: O Cair da Noite estreou nesta sexta-feira, 10 de março de 2023, no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Luther: O Cair da Noite, da Netflix
Luther: O Cair da Noite (Netflix): elenco do filme
Idris Elba
Cynthia Erivo
Andy Serkis
Ficha Técnica do filme Luther: O Cair da Noite, da Netflix
Título original do filme: Luther: The Fallen Sun
Direção: Jamie Payne
Roteiro: Neil Cross
Duração: 130 minutos
País: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: ação, suspense
Ano: 2023
Classificação: 16 anos