Machos Alfa crítica da série primeira temporada 1 Netflix 2022 (1)

Foto: Netflix / Divulgação

‘Machos Alfa’ diverte e faz refletir com a babaquice dos homens

Wilson Spiler

O machismo é sempre um bom tema para produções audiovisuais, ainda mais em tempos de cancelamento, de uma melhor compreensão sobre o que é feminismo e da luta por direitos iguais. São inúmeros os exemplos de obras relevantes que abordam o assunto. Sejam elas mais fortes e profundas, ou usando do humor para suavizar o conteúdo. É o caso da série Machos Alfa, lançada no fim de dezembro na Netflix.

Na trama, os quatro amigos Pedro (Fernando Gil), Luis (Fele Martínez), Raul (Raúl Tejón) e Santi (Gorka Otxoa) são extremamente machistas e se sentem perdidos em um mundo onde as mulheres começam a se empoderar e a galgar posições mais altas no mercado de trabalho. Tentando se adequar à essa nova realidade, eles acabam fazendo um monte de trapalhadas e passam por situações vexatórias.

Leia também:

Globo de Ouro 2023: confira a lista completa dos vencedores

Primeiras impressões de ‘The Last of Us’: confira como foi a estreia da série

‘Copenhagen Cowboy’ é questionadora e artística, mas não escapa de problemas

Diversão e reflexão

À primeira vista, Machos Alfa passa a impressão de que é só mais uma bobageira incluída no catálogo da Netflix. Mas a verdade é que a série vai além de um enlatado superficial que assola o serviço de streaming. A produção faz piada com todo esse machismo enraizado na sociedade, mas sem passar pano e ensinando didaticamente como funciona a cabeça masculina.

Com um roteiro criado a cinco mãos, sendo três delas mulheres – o que é importantíssimo para o lugar de fala sobre o assunto -, Machos Alfa tem ótimas tiradas, que fogem do lugar-comum das comédias pastelonas. Embora escrachada, a série dá voz ao sexo feminino, mas também aponta para a dificuldade dos homens em se inserir nessa nova sociedade, fazendo uma desconstrução desse preconceito.

Se não é genial ou inovadora, Machos Alfa cumpre seu papel de divertir e faz refletir com toda essa babaquice do público masculino em aceitar que o mundo mudou, que não vivemos mais como há 30, 40 anos. Além disso, todo o elenco tem um ótimo timing para o humor, em especial Raúl Tejón e Gorka Otxoa.

Portanto, vale a pena a assistida, ainda mais que os episódios são curtos e, sem você sequer perceber, já está maratonando. Aliás, ao que tudo indica, uma segunda temporada de Machos Alfa virá por aí.

Onde assistir à série Machos Alfa (2022)?

A saber, Machos Alfa estreou em 30 de dezembro de 2022 no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da série Machos Alfa (2022), da Netflix

Machos Alfa (2022): elenco da série da Netflix

Gorka Otxoa

Fele Martínez

Fernando Gil

Gustavo Carr

Raúl Tejón

Paula Gallego

Raquel Guerrero

María Hervás

Ficha Técnica da série Machos Alfa (2022), da Netflix

Título original da série: Machos Alfa

Temporada: 1

Episódios: 10

Duração: de 31 a 37 minutos

Criação: Alberto Caballero, Laura Caballero, Daniel Deorador, Araceli Álvarez de Sotomayor, Carla Nigra

País: Espanha

Gênero: comédia

Ano: 2022

Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: