‘Madden 23’ melhora as virtudes da franquia
Felipe de Andrade
O show não pode parar! Esta frase poucas vezes fez tanto sentido quanto agora. John Madden, celebrado técnico vencedor de um Super Bowl e querido locutor esportivo, nos deixou em dezembro do ano passado. Ele também é conhecido no mundo dos games. Afinal, ele deu seu nome a enorme franquia de futebol americano da EA Sports. Game que começou lá em 1990, no saudoso Mega Drive, com John Madden Football. Agora, ‘Madden 23’ tem o árduo trabalho de manter o legado do mestre vivo após sua partida. E será que ele consegue? É o que veremos a seguir.
Madden retorna com diversas melhorias e adições que visam elevar a qualidade da simulação. Dessa forma, ele melhora a experiência para todos os jogadores, sejam eles fãs antigos ou novatos como eu.
- ‘Xuan-Yuan Sword VII’ chega aos consoles da nova geração
- ‘Martha is Dead’ peca pelos excessos
- Alex Kidd in Miracle World DX agrada nostálgicos e novos gamers
Nostalgia
O clima de homenagem e nostalgia se mostra de presente desde a apresentação do menu. Ele mostra imagens do técnico durante alguns eventos e algumas premiações que John recebeu em sua celebrada carreira. Além disso, podermos reparar bem rapidamente imagens de jogos antigos da franquia. E, coroando a homenagem, temos uma partida de dois times adversários dotados das duas melhores seleções de todos os tempos. Ambos são comandados por versões alternativas de John Madden, vindos de épocas diferentes de seus anos dedicados ao futebol americano.
Tutorial
A partida serve como tutorial / teste de habilidades disfarçado de comemoração. Semelhante ao que vemos em Gran Turismo 7 e suas corridas rítmicas do questionado o rali musical. Em outras palavras, serve para ensinar um pouco sobre a hora certa de acelerar e frear. Além disso, demonstrar muito bem a física durante as corridas.
O gameplay oferece de início um menu com uma escolha obrigatória dentre tem três opções de controle de jogadas e passes de bola. Uma delas é o modo clássico, com controles menos exigentes e fáceis de acertar. Já as outras duas opções buscam trazer um ar de novidade para o gameplay. A saber, são mais exigentes com a sua habilidade com a bola e com posicionamento dos jogadores. Dessa forma, agrega, assim, mais dificuldades durante as partidas.
Madden 23 – modos clássicos de jogo:
- Face of the Franchise: The League
Este é equiparado ao modo de história que diversos jogos de esporte possuem. Aqui é possível criar um jogador único e personalizado e seguir carreira dentro da NFL, negociando contratos, passes com times buscando se destacar e elevar seu lugar no Road to 99.
- Franchise
Podemos dizer que essa é a opção que busca elevar o título em direção à simulação. Neste modo nos vemos no papel de administrador de franquias completas durante as temporadas do NFL, onde quanto maior nível de dificuldade mais realista a campanha tende a se tornar. Novas opções foram adicionadas nessa nova versão, assim como os novos sistemas de motivações e exigências por parte dos atletas, que devem ser levado em consideração durante as negociações de novos contratos.
- Madden Ultimate Team
No MUT devemos montar um time com os melhores atletas e lendas da NFL e disputar partidas com o intuito de atingir objetivos e garantir diversas recompensas, elevando o nível dos jogadores do time no processo.
Novidades e inovações
Apesar do bem-vindo clima de homenagem e nostalgia que o título se apoia, inovações ou novidades significativas nesses três modos de jogo seriam ótimas adições ao game deste ano, que recebeu aquelas atualizações básicas que jogo de esportes anuais recebem para justificar o lançamento de uma nova versão com o número do próximo ano na capa.
Além das já citadas homenagens, outro ponto que teve um olhar especial nesta versão por parte da EA Sports foi a jogabilidade. Como comentei mais acima, o jogo ganhou mais dois novos estilos de passe recebimento de bola que demanda um certo tempo e treinamento para errar cada vez menos a jogada durante as partidas, levando o estilo de cada jogador a outro patamar.
Animações
Foram adicionadas centenas de animações para as mais diversas situações com dribles, colisões e jogadas decisivas muito mais realistas do que nas versões anteriores. Maden 23 para a nova geração, exclusivamente para o PlayStation 5, ganhou um incremento do novo sistema FieldSENSE. Ele gerencia toda a parte das animações, movimentos dos jogadores e a física mais realista do game buscando trazer a melhor experiência possível e o máximo de imersão, sendo um bom diferencial para quem for aproveitar o jogo no console da Sony.
O sistema de câmeras também foi revisado e é o melhor da franquia até aqui. Seja durante o ataque ou defesa, além dos movimentos de interação com o técnico, apresentações, saídas ou premiações dos times e jogadores, e tudo parece mais natural e dinâmico com um simples posicionamento o melhor dos ângulos da câmera.
Detalhes
Toda a parte audiovisual de Madden 23 cumpre bem seu papel, mas não é um primor de qualidade aqui. Os estádios são bonitos e detalhados, e os jogadores foram bem construídos e retratam suas contrapartes reais com fidelidade, mas o fato de estarem durante quase todo o tempo de capacete meio que anula isso um pouco.
Som
Os sons durante as partidas possuem ótimas capturas e conseguem reproduzir bem o clima dos jogos, mas também não temos nenhum exemplo de destaque nesse quesito. Até mesmo a trilha que permeia os menus se torna repetitiva em pouco tempo. E para finalizar este ponto para um jogo que quer homenagear o legado de John Madden, vemos e ouvimos muito pouco deste dentro do jogo como um todo.
Por fim, para um futuro próximo, talvez a franquia Madden deva olhar para outra filha da EA Sports, a série de futebol FIFA (que vai mudar de nome para EA Sports FC a partir do ano que vem) e tomar umas aulas de capricho e polimento para que possa elevar ainda mais a qualidade de seus próximos jogos.
Veredito
Madden é, em suma, a maior e mais importante franquia de jogos de futebol americano do planeta. A versão 23, mesmo com todas as novidades e melhorias que recebeu, ainda deixou um gosto de quero mais. Isso mostra que ainda tem vários pontos de melhoria para se tornar o simulador definitivo desse esporte.
Prós
- muito conteúdo
- fator replay
- Novas animações
- Jogabilidade revisada
Contras
- bugs
- Sem localização para o português
- grande curva de aprendizado para o game play
- Loadings enormes
Trailer Madden 23
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: