Marcelo D2 Assim tocam os Meus Tambores (1)

Marcelo D2 lança álbum interativo: ‘Assim tocam os MEUS TAMBORES’

Wilson Spiler

Produzido colaborativamente durante mais de 150h de lives na Twitch, direto da casa de Marcelo D2, “Assim tocam os MEUS TAMBORES” é um disco para ver, ouvir e interagir.

Em um momento de redescobertas e de ressignificação de comportamentos, Marcelo D2 canalizou toda sua energia criativa na concepção de sua mais nova obra.

Sobre Marcelo D2 e ‘Assim tocam os MEUS TAMBORES’

Através de sua arte, interagiu com milhões de pessoas dos mais diversos lugares do mundo, despertou possibilidades, descobriu novos caminhos e construiu uma comunidade colaborativa em torno de um único propósito: dar vida à manifestação artística que pulsava dentro dele e de cada uma das pessoas que a ele se conectaram neste movimento inédito de co-criação.

O resultado deste processo criativo é “Assim tocam os MEUS TAMBORES”, obra transmídia contemplando álbum e filme, que serão apresentados em transmissão ao vivo no canal do artista na Twitch, dia 26 de setembro, a partir das 13h. Logo em seguida, também no dia 26, o álbum chega a todas as plataformas digitais.

De forma pura e com uma humildade e simplicidade extremas, D2 se despiu de seus medos, esnobou vulnerabilidades e compartilhou sua verdadeira essência com o público em mais de 150 horas de lives na Twitch.

Capa do álbum de Marcelo D2: 'Assim tocam os MEUS TAMBORES' (Foto: Ronaldo Land / Arte: Flip)
Capa do álbum de Marcelo D2: ‘Assim tocam os MEUS TAMBORES’ (Foto: Ronaldo Land / Arte: Flip)

Fios condutores

Como fio condutor dessa enorme energia, ele envolveu sua família, seus amigos e sua equipe em uma só vibração. Os tambores de Marcelo D2 ressoam amor, cumplicidade, unicidade e dedicação.

E se existe uma força que faz com que esses tambores rufem, ela se chama Luiza Machado. Esposa de D2 e diretora executiva do projeto, Luiza não só ao agregou todo seu conhecimento intelectual e artístico à obra, mas também canta e atua. Além de participar em duas faixas do álbum – “Rompeu o Coro” e “É Amanhã (Vem)” – ela contracena com o marido no média-metragem que acompanha a obra.

Seus filhos Maria Joana, Luca e Sain também têm importante papel em todo esse movimento. Maria Joana registrou os bastidores do processo e sua produção em breve será lançada nos canais do pai. Luca foi o grande responsável pela moderação dos chats da Twitch e pelo suporte tecnológico durante as transmissões. Por fim, Sain presenteia o pai com suas rimas, versando ao lado dele e do rapper Djonga na faixa “Pelo o que Eu Acredito”, que encerra o álbum.

Os CRIA de Marcelo D2 em ‘Assim tocam os MEUS TAMBORES’

A saber, “Assim tocam os MEUS TAMBORES” é fruto da comunidade estabelecida por D2 em torno deste grande manifesto. Os CRIA, integrantes assíduos e ativos dos chats do seu canal na Twitch, participaram na escolha de beats, sugeriram participações especiais e até mesmo colaboraram na composição das letras e na gravação de voz. Aliás, a faixa “As Sementes” é composta por um coro de mais de 100 vozes enviadas através do chat.

Marcelo D2 contou ainda com um time de músicos e artistas que se uniram de diferentes influências e inspirações: Anelis Assumpção; Baco Exú do Blues; BK’; Criolo – que narra o mito Bakongo da criação do tambor escrito pelo historiador Luiz Antônio Simas; Da Lua; Djonga; Don L; Eduardo Santana; Helio Bentes; Ivan Conti “Mamão”; João Parahyba; Jorge du Peixe; Juçara Marçal; Kassin; Kiko Dinucci; Luiza Machado; Nobru; Ogi; Rodrigo Tavares; Rogê; Russo Passapusso; Sain; e Thiago França.

Marcelo D2 Assim tocam os MEUS TAMBORES
Marcelo D2 inovando (Foto: Ronaldo Land / Divulgação)

Obra para ver, ouvir e interagir

“Assim tocam os MEUS TAMBORES” é, de fato, uma obra de arte transmídia. As diversas facetas do artista ficam ainda mais evidentes no álbum, visto que é possível ver, ouvir e interagir com o disco em diferentes níveis.

Além disso, Marcelo D2 vai lançar também uma coleção limitada de peças de merchandising assinadas por Pedro Andrade (P. Andrade) e Felipe Yung “Flip” – que também assina toda a identidade visual do projeto.

Dando continuidade ao seu conceito de “disco pra ver”, “Assim tocam os MEUS TAMBORES” também é um filme, que é produzido e dirigido por Marcelo D2. Luiza Machado é a produtora executiva, enquanto PUPILA DILATADA – produtora do casal – é a realizadora do projeto.

A saber, o média-metragem é todo filmado na casa de D2 e Luiza. Assim como os dois foram os atores principais na construção de todo esse processo.

Enfim, o pre save do álbum já está disponível AQUI. Ademais, D2 preparou um presente especial para os fãs que realizarem o pre save. Além de já ter a obra salva automaticamente em sua biblioteca para ouvir assim que for lançada, o fã tem acesso em primeira mão a um trecho do filme comentado por ele.

SERVIÇO

Lançamento digital: 26 de Setembro às 20h no Spotify, Deezer e Tidal.
À 00h no YouTube Music, Apple Music e Amazon Music: http://bit.ly/salveatomt
Première do filme: 26 de Setembro, a partir das 13h, na Twitch: http://www.twitch.tv/marcelod2

Faixas de ‘Assim tocam os MEUS TAMBORES’

  1. BEM-VINDO MEUS CRIA.
  2. ROMPEU O COURO. feat. Juçara Marçal, BK’, Baco Exú do Blues & Anelis Assumpção
  3. 4ª AS 20h. feat. Ogi & Juçara Marçal
  4. A VERDADE NÃO RIMA.
  5. MALUNGOFORTE. feat. Russo Passapusso & Helio Bentes
  6. TAMBOR, O SENHOR DA ALEGRIA. feat. Criolo
  7. DEUS DE OUTRO LUGAR. feat. Tropkillaz & Rogê
  8. AS SEMENTES. feat. Os Cria
  9. É MANHÃ (VEM). feat. Luiza Machado & Don L
  10. PELA SOMBRA. feat. Jorge du Peixe
  11. MAGRELA87.
  12. PELO QUE EU ACREDITO. feat. Sain & Djonga

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN