‘Marighella’ tem lançamento cancelado e segue sem previsão de estreia
Wilson Spiler
Marighella estava previsto para chegar aos cinemas no dia 20 de novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra. Estava. Isso porque, nesta quinta-feira, os produtores do filme enviaram à imprensa uma nota sobre o cancelamento da estreia do filme.
Leia mais:
– MARIGHELLA | FILME DE WAGNER MOURA GANHA PRIMEIRO TRAILER: CONFIRA!
– ESTREIAS DO CINEMA | SEM BLOCKBUSTERS, VEJA O QUE ASSISTIR NA TELONA!
– NÉSTOR GUZZINI E A BRASILIDADE | BÔNUS
A saber, o filme dirigido pelo ator Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge no papel-título vem enfrentando a burocracia da Ancine na liberação de verbas, que já tinham sido usadas na produção e precisam ser ressarcidas. Confira a nota oficial:
“Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada. Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”.
Sobre o filme
O longa conta a história do escritor e guerrilheiro baiano Carlos Marighella. Militante comunista desde a juventude e deputado federal constituinte, foi fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar (1964-1985), a Ação Libertadora Nacional. Marighella nasceu em Salvador em 1911. Era também poeta e acabou virando letra de música de Caetano Veloso e dos Racionais MC’s. Ele foi assassinado em 1969, numa ação comandada pela ditadura, em São Paulo. Marighella chegou a ser considerado o inimigo “número um” do regime.
Enfim, Marighella estreou na mostra principal do Festival de Berlim, que aconteceu na capital alemã de 7 a 17 de fevereiro. Aliás, o filme foi ovacionado pela crítica mundial.