‘Medida Provisória’ e o “exagero” na medida certa
Arthur Rodrigues
Medida Provisória, que chegou recentemente aos cinemas brasileiros, é a grande estreia de Lázaro Ramos como diretor, mas ele também assina como um dos roteiristas do filme. Mesmo sendo a primeira vez do talentosíssimo ator, é natural que se crie grandes expectativas para o longa. Afinal, a mente por trás do filme é conhecida a anos pela sua criatividade e talento. Então não é loucura esperar algo grande.
No entanto, a obra se vendeu, principalmente, pelo seu grande elenco. Alfred Enoch é o protagonista e carrega consigo a grande atuação do filme. Taís Araújo e Seu Jorge estão ótimos como coadjuvantes, fazendo de forma espetacular os seus papéis de suporte. Como antagonista, temos a gigantesca Adriana Esteves, que sempre se entrega em todos os papéis. Com certeza, esse conjunto de nomes levou muita gente pro cinema sem nem saber do que a produção se tratava.
Mas isso não foi nem de longe um problema. A trama é extremamente imersiva e diferente. O filme introduz uma realidade que apenas a possibilidade de existir chega a ser digna de riso, mas nem tanto. O longa sempre brinca dessa forma, com o exagero cômico que rapidamente vira uma possibilidade palpável. Precisa ser extremamente inteligente para saber dosar esse tipo de artifício e, claro, não é problema para os realizadores da produção.
Assuntos antigos, mas atuais
Medida Provisória trata de assuntos com centenas de anos, falando sobre racismo de uma forma original e concreta. É no mínimo desafiador. Ao assistir ao filme, percebi de cara que se tratava de uma sátira, mas não me lembrava de algum outro longa que tenha feito algo parecido, muito menos em terras brasileiras. Vemos aqui uma obra cheia de vida e luta, mostrando o cotidiano de pessoas negras que sofrem todos os dias com o racismo. O racismo na fala, no olhar e até no agir.
Assim, Medida Provisória traz grandes temas e alguns personagens que nós conhecemos. Marcados pelo racismo estrutural, mas que se não fossem interpretados pelos atores certos, teria deixado a desejar. Essa é, pra mim, a grande sacada do filme. Trazer as pessoas certas para o tom certo.
Medida Provisória surpreende quando nos vemos rindo junto às pessoas num filme com essa temática. É extremamente inovador, trazendo uma imersão maior a cada minuto que se passa. E vemos também o grande encaixe do elenco com o roteiro e o cotidiano. Pois, para aqueles artistas, nada daquilo era novo. Isso porque a convivência com o racismo é diária, o que só dá mais credibilidade à história e muito mais transparência a todos os elementos cinematográficos.
Onde assistir ao filme Medida Provisória?
A saber, o filme Medida Provisória estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (14). Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Medida Provisória
Medida Provisória: elenco do filme
Alfred Enoch
Taís Araújo
Seu Jorge
Ficha Técnica
Título original do filme: Medida Provisória
Direção: Lázaro Ramos
Roteiro: Aldri Anunciação, Elísio Lopes Jr. e Lázaro Ramos
Duração: 103 minutos
País: Brasil
Gênero: drama
Classificação: 14 anos