Medieval 2022 crítica do filme da Netflix

Foto: Netflix / Divulgação

‘Medieval’: a brutalidade e o discurso hipócrita cristão

Wilson Spiler

Produções épicas sobre a Idade Média têm um público cativo que garante sempre boas audiências. Não à toa, a Netflix acaba de lançar em seu catálogo o filme Medieval (2022), estrelado por Ben Foster, Michael Caine, Sophie Lowe e Matthew Goode. Mas, apesar do elenco majoritariamente britânico e norte-americano, o longa-metragem é de origem tcheca.

Na trama de Medieval, Jan Žižka (Foster) é um líder mercenário que sela seu destino ao declarar guerra contra os exércitos da Ordem Teutônica e do Sagrado Império Romano. Assim, o filme garante uma boa dose de ação e muita brutalidade.

Leia também:

‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ nunca será somente um filme

‘Enola Holmes 2’ amadurece a personagem

‘Corra, Querida, Corra’ garante boas surpresas

Medieval (2022) é uma história real?

O personagem principal do filme realmente existiu. Medieval (2022) conta a história de Jan Žižka de Trocnov, um dos mais importantes comandantes na guerra civil da Boémia, do movimento religioso hussita e sucessor do fundador Jan Hus. Os exércitos que comandou nunca perderam uma batalha. Por isso, o guerreiro adquiriu uma fama de invencível.

Žižka foi responsável também pela invenção do exército nacional, a insurreição em massa de todo um povo. O comandante introduziu métodos notavelmente modernos de combate que propiciavam um elevado poder de fogo. O guerreiro iniciou sua carreira cego de um olho provocado pelo ataque de uma flecha. Ele estava completamente cego quanto travou suas últimas batalhas.

E o filme? Vale a pena assistir?

O pano de fundo real chama a atenção do espectador. No entanto, os acontecimentos, obviamente, são romanceados e não se tem certeza de como ocorreram de fato. Isso, porém, não impede que Medieval seja uma boa diversão no catálogo da Netflix.

Ainda que não tenha um roteiro dos mais originais, o longa-metragem traz ótimas cenas de ação bem dirigidas por Petr Jákl, bem como uma fotografia que chama a atenção, dando ênfase aos contrastes, tornando as batalhas mais ‘sujas’ e brutais.

O grande elenco liderado por Ben Foster também funciona bem, ainda mais com o brilhante Michael Caine auxiliando. Mesmo que diante de alguns diálogos questionáveis. Mas Medieval vai além quando foca na questão religiosa e mostra como gente que se diz cristã usa de métodos extremamente violentos em nome de Deus. Um discurso hipócrita que ultrapassou os séculos e segue sendo ressoado até os dias atuais.

Onde assistir ao filme Medieval (2022)?

A saber, Medieval estreou nesta terça-feira, 8 de novembro de 2022, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Medieval (2022)

https://www.youtube.com/watch?v=AmQILSvYajI

Medieval (2022): elenco do filme

Ben Foster

Sophie Lowe

Matthew Goode

Michael Caine

Ficha Técnica do filme Medieval (2022)

Título original do filme: Medieval

Direção: Petr Jákl

Roteiro: Petr Jákl

Duração: 126 minutos

País: República Tcheca

Gênero: drama, épico, história

Ano: 2022

Classificação: 18 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: