‘Meu Amigo Lutcha’ é o verdadeiro passatempo do fim de semana
Bruno Oliveira
Quem tem pelo menos uns 30 anos de idade, deve ter vivido o terror do Chupacabra nos jornais televisivos. Até hoje, nada a respeito foi provado e acabou virando mais uma lenda daquela que faz o mais cético gargalhar. O que eu não sabia, é que quase toda a América Latina abraçou essa história e cada um tem histórias macabras sobre o suposto ser. Isso seria um bom enredo para um filme de terror, porém, a Netflix chegou com um filme completamente família em que o nosso querido Chupacabra nada mais é do que um animal fofo que quer voltar para a sua família.
Alex (Evan Whitten) é um menino de origens mexicanas que vive na cidade do Kansas nos Estados Unidos. Tendo que superar a morte precoce do pai e também tendo que lidar com o bullying na escola, ele vai passar suas férias junto de seu avô e seus primos no México, mesmo que a contragosto. Lá, aos poucos ele descobre as maravilhas da lucha libre e sem querer acaba dando de cara com um filhote de chupacabra. Agora, ele terá que correr contra o tempo para devolver o animal a sua família antes que um cientista o pegue para estudá-lo.
Aventura com manual da Sessão da Tarde
Um dos maiores desafios da tradução desse filme começou pelo título. Em inglês, se chama ‘Chupa’ e como o brasileiro não consegue ser nem um pouco maduro, tiveram que adaptá-lo para ‘Meu Amigo Lutcha’. A genialidade desse nome vem porque o avô do garoto era lutador de lucha libre. Pronto, adaptação perfeita da qual bato palmas. Embora esse assunto da luta livre fique somente em background, foi legal ver isso inserido nesse longa. Sou muito suspeito para falar sobre isso, pois sou um grande fã das “lutinhas”.
Sobre o filme em si, não passa de uma grande aventura infantil que encaixa nos moldes exatos de uma Sessão da Tarde. O drama do menino infeliz que vai para um mundo desconhecido por ele. Lá, ele faz amizades com sua família e recebe lições de vida de seu avô. Depois que encontra a criatura, o seu senso muda completamente, pois ele percebe que algo menor do que ele precisa de proteção. Isso faz com que ele cresça como pessoa e resolva fazer o bem.
Leia mais:
‘Super Mario Bros.: O Filme’ é infantil, nostálgico e uma ótima pedida para se ver em família
‘Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões’ entrega a diversão esperada
Alguns dramas a mais são inseridos em cena, mas não levam a nada. O avô sofrer de perda de memória poderia ser muito mais usado, mas apenas deixam pra lá e é dito que isso é um problema pro futuro. A perda do pai do menino também parece pesar demais na cabeça de uma criança, mas também não vai até o fundo da questão. Temos alguns bons dilemas criados que não dão em nada. Optaram por deixar apenas como uma aventura divertida, em vez de alçar mais o drama que estava escancarado na tela.
‘Meu Amigo Lutcha’ é o verdadeiro passatempo do fim de semana para os mais jovens ou até mesmo para se ver em família após aquele almoço pesado. Se dormir no caminho não faz mal, vai acordar e não terá perdido nada verdadeiramente importante. Se esse filme fosse da Disney, o bonequinho de pelúcia do chupacabra venderia como água. A Netflix ainda não pegou essa manha, mas é bem capaz de haver alguma continuação dele para o futuro caso faça certo sucesso.
Trailer – ‘Meu Amigo Lutcha’
Ficha Técnica
Título original: Chupa
Direção: Jonás Cuarón
Roteiro: Joe Barnathan, Brendan Bellomo e Sean Kennedy Moore
Elenco: Evan Whitten, Christian Slater, Ashley Ciarra, Nikolas Verdugo, Demián Bichir
Duração: 1h 35min.
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: 07 de abril
Ano: 2023
País: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Classificação: 10 anos