‘Meu Amigo Pinguim’ é cativante e comovente
Demétrius Carvalho
Me recordo de vários anos atrás quando cheguei em casa e vi no noticiário a inusitada reportagem sobre um pinguim que regressava todo ano para ver seu amigo pescador que ele havia feito em uma cidade do Rio de Janeiro. É sobre esse caso ímpar de amizade que retrata o filme, tendo Jean Reno no papel de João. Um pescador meio isolado e amargurado em sua vida. Ele praticamente convive apenas com sua mulher depois que a vida de seu filho toma um rumo inesperado.
A amizade inusitada começa apenas com a tentativa de salvamento do pinguim, todo sujo de petróleo e muito fraco. Ele leva o pequeno animal para sua casa para que ele recupere forças e possa partir. Sua mulher, interpretada por Adriana Barraza, não gosta da ideia, e ele pede apenas uma semana para que o inesperado hóspede se recupere. Essa decisão acaba por gerar um vínculo profundo e inesperado entre eles.
Leia também
- ‘Batman’ (1989) de Tim Burton é um clássico que marcou época
- ‘Pretty Guardian Sailor Moon Cosmos: O Filme’ serve apenas para os fãs da saga
- ‘Coringa: Delírio a Dois’ não chega aos pés do original
A direção do longa americano é de David Schurmann, mas o astral do filme é bem brasileiro, relatando o encontro que ocorreu em Provetá, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A trilha sonora é cuidadosamente pinçada para mostrar que estamos no Brasil, com uma fotografia e figurino que capturam a essência local, assim como cenas de garotos jogando futebol no meio da rua. O único porém é a mania que os americanos têm de fazer filmes pelo mundo inteiro em inglês, mesmo quando cientistas argentinos entram em contato para saber de Dindim (nome dado por uma pequena moradora local ao pinguim) e os brasileiros envolvidos.
Belo e sensível
Esse porém técnico não abala a beleza e sensibilidade do filme, que contém alguma liberdade poética que difere um pouco dos fatos reais, mas que é cativante e comovente. A ligação entre homens e animais parece ligar as pessoas e gerações. Ótima pedida para juntar a família e ir aos telões. Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão e Ravel Cabral fecham o elenco, que tem roteiro de Kristen Lazarian e Paulina Lagudi. A estreia é inicialmente nos cinemas.
Onde assistir Meu Amigo Pinguim?
O filme Meu Amigo Pinguim está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 12 de setembro
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Meu Amigo Pinguim
Jean Reno
Adriana Barraza
Alexia Moyano
Nicolás Francella
Rochi Hernández
Pedro Urizzi
Duda Galvão
Trailer – Meu Amigo Pinguim
Ficha técnica – Meu Amigo Pinguim
Título original: My Penguin Friend
Direção: David Schurmann
Roteiro: Kristen Lazarian, Paulina Lagudi Ulrich
Duração: 97 minutos
País: Brasil, Estados Unidos
Gênero: drama, família
Ano: 2024
Classificação: 10 anos