‘Meu Psicólogo Imaginário’ aborda temas sensíveis de forma surpreendente
Wilson Spiler
Produzido em 2021, Meu Psicólogo Imaginário (Dr. Bird’s Advice for Sad Poets), filme incluído recentemente no catálogo da HBO Max, é baseado no livro homônimo de Evan Roskos e não chegou a estrear em terras brasileiras, vindo direto para o streaming.
A trama narra a história de Walt Whitman (Lucas Jade Zumann), um adolescente de 16 anos inseguro, que passa por transformações comportamentais, mas claramente com transtorno de ansiedade e depressão. Quando se vê diante de uma situação em que precise dar algum passo adiante, ele paralisa e surta.
Quem é Walt Whitman?
O nome do protagonista não é à toa. O jovem é fã do poeta Walt Whitman, considerado por muitos como o “pai do verso livre” (ou irregulares), versos que não possuem restrição métrica. O escritor foi responsável por Folhas de Relva, uma das obras mais marcantes da literatura poética universal.
Voltando ao personagem do filme, James enfrenta seus obstáculos do dia a dia com muitas dificuldades. Filho de um pai abusivo, com uma mãe frustrada por não seguir a carreira de pintora, uma irmã desparecida e um convívio social quase nulo, ele desabafa com um pombo, o seu “psiquiatra imaginário” – como entrega o título em português do longa.
Leia também:
‘Os Órfãos’ é mais do que uma história de horror
‘Navalny’ e o lado mais cruel do governo Putin
Dois brancos ricos se aproveitam de um latino pobre em ‘Casal de Fachada’
Direção surpreendente
Yaniv Raz, diretor e roteirista de Meu Psicólogo Imaginário, é quase um novato em longas-metragens. Este é apenas o segundo filme no seu currículo atrás das câmeras. No entanto, já mostra uma condução de veterano. Com claras influências de Edgar Wright, responsável pelos excelentes Noite Passada em Soho (2021), Em Ritmo de Fuga (2017) e Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), o cineasta usa e abusa de recursos estéticos como divisões de telas, quebras da quarta parede e desfoques – bem como enfoques – nos personagens destacados na cena, trazendo uma linguagem audiovisual mais pop à obra.
Não bastasse isso, Raz ainda aborda temas pesados como depressão, ansiedade, relacionamento abusivo de forma bem-humorada e lançando plots que surpreendem o espectador por muitas vezes, inclusive na última cena. Não espere finais felizes ou situações rotineiras de uma comédia. Nada é muito normal aqui e a toda hora somos agraciados com algo inesperado.
Além disso, o diretor também faz uso de cenários e figurinos variados para adentrar no “mundo particular” de James, que diante de situações adversas, se imagina como um verdadeiro personagem da ficção. Algo semelhante ao Fantástico Mundo de Bobby ou até mesmo Todo Mundo Odeia o Chris.
Deslizes perdoáveis
O roteiro, no entanto, escorrega em alguns momentos, com falhas até razoavelmente graves, tornando algumas ocasiões mais pitorescas do que elas deveriam ser de fato. Além disso, apesar dos elogios, não estamos lidando com uma direção realmente inovadora. Mesmo assim, vale aplaudir o esforço em não produzir uma obra comum. Então, mesmo com alguns deslizes, são falhas perdoáveis, ainda mais para um cineasta em início de carreira.
Sendo assim, o filme, que se apresentava como uma obra infanto-juvenil, na verdade, trata da maturação e do alerta para um público envolto na necessidade do “agora”, de relações superficiais, likes nas redes sociais, que, por muitas vezes, esquece da própria espontaneidade para ser quem não é. Portanto, Meu Psicólogo Imaginário é uma agradável surpresa no catálogo da HBO Max.
Onde assistir ao filme Meu Psicólogo Imaginário?
A saber, Meu Psicólogo Imaginário está disponível para os assinantes da HBO Max.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Meu Psicólogo Imaginário, da HBO Max
Meu Psicólogo Imaginário, da HBO Max: elenco do filme
Lucas Jade Zumann
Michael H. Cole
Roger Dale Floyd
YaYa Gosselin
Ficha Técnica: Meu Psicólogo Imaginário, da HBO Max
Título original: Dr. Bird’s Advice for Sad Poets
Direção: Yaniv Raz
Roteiro: Yaniv Raz, baseado no livro de Evan Roskos
Duração: 109 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, drama e suspense
Ano: 2021
Classificação: 14 anos