‘Meus Heróis Eram Cowboys’ desperdiça um bom personagem
Fábio
Personagem principal de Meus Heróis Eram Cowboys, Robin Wiltshire é daqueles sujeitos que quando você conhece a sua história logo imagina. A vida desse homem daria um bom filme. Pena que a Netflix optou por transformar a sua trajetória em um curta documentário de apenas 23 minutos. Se tivesse pelo menos meia hora a mais, a obra já teria um material mais consistente do que vemos na tela.
- ‘Bac Nord: Sob Pressão’ mostra que a corrupção não tem nacionalidade
- Documentário ‘Schumacher’, da Netflix, revela as duas faces do ex-piloto
- ‘Doutora Liza’ faz uma bela homenagem a Elizaveta Glinka
Sinopse
Meus Heróis Eram Cowboys conta a história de Robin Wiltshire. Nascido na Austrália, analfabeto, tímido e com extrema dificuldades em se comunicar. Por isso, acaba enviado pelos pais para ser criado pelos avós e ter uma melhor sorte na vida. No entanto, sofre nas mãos do avô severo e ex-militar, que esteve na Brigada Light Horse, na Austrália e que o sempre o desencorajou em tudo. Após a sua morte, as coisas melhoram graças ao amor da avó, que ao contrário do marido era generosa e o encorajava. Ao assistir filmes de western, se apaixona por cavalos e se muda para os Estados Unidos para trabalhar como criador desses animais.
Redenção
A mudança de país e a paixão pelos animais e, consequentemente, pela profissão, se torna uma redenção para Wiltshire. Uma pena que em Meus Heróis Eram Cowboys isso é muito pouco explorado. Aliás, tudo é muito superficial. A esposa e o filho dão depoimentos que passam despercebidos, assim como os frutos do seu trabalho são citados como se fossem uma merca casualidade.
O que é um pena, já que por ser treinador de cavalos de filmes de Hollywood, esperava que isso fosse bem explorado. Porém, em Meus Heróis Eram Cowboys isso não acontece. O fato dele ter sido o treinador do cavalo dos comerciais do cigarro Hollywood; treinador dos cavalos de ‘Rock IV’ e ‘Django Livre’ não recebem a atenção devida. Uma pena. Por fim, não sabemos nem mesmo qual o caubói favorito do personagem principal.
Juniper
Por fim, para não dizer que Meus Heróis Eram Cowboys é um completo desperdício, o filme relata a bonita relação entre Wiltshire e o seu cavalo Juniper. Segundo o protagonista, o animal era extremamente inteligente, apontado por ele como o grande responsável pelo sucesso de sua carreira. As imagens com os dois treinando e o depoimento do treinador sobre a morte do animal, acaba trazendo um pouco de emoção para esse curta documentário que merecia um pouco mais de atenção por parte dos seus produtores.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Meus Heróis Eram Cowboys
Título original: My Heroes Were Cowboys
Direção: Tyler Greco
Elenco: Robin Wiltshire, Kate Wiltshire, Patrick Wiltshire
Data de estreia: qui 16/09/2021
Onde assistir: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: curta documentário
Duração: 23 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: livre