‘Mignonnes’ (Lindinhas): filme francês da Netflix é corajoso
Jorge Feitosa
Quando falamos de filmes sobre a adolescência, geralmente o que nos vêm à cabeça são as ficções mais conhecidas do gênero como “Curtindo a Vida Adoidado”, “Meninas Malvadas”, “Quase 18”, “A Culpa é das Estrelas”, “As Melhores Coisas do Mundo” e outros.
Afinal, retratar a adolescência ou a entrada nela de maneira realista quase sempre exige uma abordagem incômoda à maioria das pessoas, já que o corpo muda independentemente da vontade.
- ‘Mulher-Maravilha 1984’ é adiado novamente
- ‘Duna’ | Remake do filme com Denis Villeneuve ganha trailer: VEJA!
- ‘Akashinga’: Nat Geo estreia documentário produzido por James Cameron
A trama de ‘Mignonnes’, da Netflix
A saber, Mignonnes (Lindinhas, em tradução literal), obra de Maïmouna Doucouré, da Netflix, segue a linha de Elephant (Gus Van Sant) e Projeto Flórida (Sean Baker). Afinal, o longa mostra de forma crua a vida de Amy (Fathia Youssouf), uma filha de imigrantes muçulmanos tradicionais do Senegal vivendo na França.
Assim, entrando na puberdade, ela deve se submeter aos costumes misóginos de seu povo até que vê uma colega de escola dançando de forma insinuante no prédio onde moram e se sente atraída por sua liberdade e atitude.
Boicote nas redes sociais
Mas alguns grupos não tardaram a deflagrar uma campanha de boicote nas redes sociais por conta do trailer de divulgação. Isso porque o vídeo mostra o sonho de Amy e suas amigas de ganhar um concurso de dança com coreografias sensuais.
Então, deu-se início a uma revolta na internet por uma suposta tentativa do filme de sexualizar a infância e que nada condiz com a seriedade da sua proposta.
- Cinépolis anuncia reabertura: conheça os protocolos de segurança
- Filme ‘A Vida Extraordinária de David Copperfield’ vai de Disney a Deus Ex Machina
- Amazon Prime Video | Lançamentos de setembro de 2020
Amadurecimento e coragem
Mignonnes, da Netflix, na verdade, fala sobre o amadurecimento de Amy e sua rejeição a uma religião que prega que uma garota de 11 anos não deve vestir trajes curtos. Entretanto, já pode se submeter a uma vida de submissão pelo casamento.
Aliás, foi algo que Doucouré certamente sentiu na própria pele e conseguiu não apenas colocar em um roteiro coeso, como também recebeu um prêmio de direção no aclamado Festival de Sundance.
[youtube v=”UnpuqptL8eg”]
Pés firmes na realidade
Uma história contada com os pés firmes na realidade, mas sem esquecer que qualquer criança tem suas fantasias e deseja ser aceita pelas outras enquanto se assusta com um futuro sombrio.
Isso é mostrado de forma competente pela diretora, elenco e pelos figurinos. Especialmente o vestido que deve ser usado por Amy no segundo casamento do pai ausente.
Mignonnes, da Netflix, enfim, é um filme que surpreende pela narrativa avassaladora e direção estupenda de Doucouré. Afinal, a diretora teve a coragem de realizá-lo mesmo sabendo dos percalços que enfrentaria.
Então, se há maldade nessa obra cinematográfica, certamente está nos olhos de quem vê.
TRAILER
[youtube v=”M0O7lLe4SmA”]
FICHA TÉCNICA
Título original: Mignonnes
Direção: Maïmouna Doucouré
Elenco: Fathia Youssouf, Médina El Aidi-Azouni, Esther Gohourou, Ilanah Cami-Goursolas, Maïmouna Gueye
Distribuição: Netflix
Data de estreia: qua, 09/09/20
País: França
Gênero: drama
Ano de produção: 2020
Duração: 96 minutos
Classificação: 16 anos