‘Mili’ | De romance de sessão da tarde a um soft suspense
Carol Luisa
Nos primeiros momentos de Mili: Confronto Glacial (Mili), filme dirigido pelo indiano Mattukutty Xavier que está presente no catálogo da Netflix, aparenta ser uma inocente comédia romântica, daquelas que se via nas tardes em TV aberta. Mili (Janhvi Kapoor), a própria, aparece na tela como uma típica mocinha sonhadora, virtuosa, cuidadosa com seu pai Niranjan (Manoj Pahwa), que não se mostra muito contente com o desejo da filha de ir para o Canadá. Para piorar, a jovem se envolve com Sameer (Sunny Kaushal) sem o conhecimento de seu pai.
Importante saber que a produção é baseada em “Helen”, do mesmo Xavier, que chegou a conquistar alguns prêmios e certa atenção de cinéfilos. A diferença entre ambas as produções está, principalmente, na língua – no anterior, os diálogos são em malaiala, enquanto que em Mili, a história é contada em hindi. Bom, como havia dito no começo do texto, o filme, de início, parece apenas mais uma comédia romântica. Até que a história começa a apertar demais para cima da mocinha.
Leia também:
Globo de Ouro 2023: confira a lista completa dos vencedores
‘Os Reis do Mundo’ é uma ode à esperança
‘Veja Como Eles Correm’ é um deleite para os fãs de Agatha Christie
Virando a chave
Mili trabalha em um restaurante de um shopping de luxo. Em mais um dia de trabalho que deveria ser como outro qualquer, seu chefe a tranca no freezer sem saber. E é aí que o filme vira a chave para um suspense. A protagonista se encontra trancada no freezer, desesperada, tentando a cada momento uma forma de sair. Enquanto acontecem as cenas da personagem em desespero, dá até para sentir, por alguns segundos, uma sensação de prisão, de sufocamento.
À medida que o longa vai avançando, o frio, a luta pela sobrevivência, as expressões, o sangue no nariz da personagem e todo o tempero de suspense cresce e consegue adentrar, ainda que não tão intensamente, a pele de quem assiste.
A busca do pai após o sumiço da filha também comove. Mas as cenas angustiantes no freezer ainda são a melhor parte da produção. Contudo, Mili: Confronto Glacial é um filme simples e honesto ao que se propõe, sem exageros, sem pontos demais nem pontos de menos. Vale o play.
Onde assistir ao filme Mili: Confronto Glacial (2022)?
A saber, Mili: Confronto Glacial estreou no fim de dezembro no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Mili: Confronto Glacial, da Netflix (2022)
Mili: Confronto Glacial: elenco do filme da Netflix (2022)
Janhvi Kapoor
Sunny Kaushal
Manoj Pahwa
Ficha Técnica do filme Mili: Confronto Glacial, da Netflix (2022)
Título original do filme: Mili
Direção: Mathukutty Xavier
Roteiro: Mathukutty Xavier
Duração: 126 minutos
País: Índia
Gênero: suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos