Minha Culpa é apenas mais um clichê
Izabella Nicolau
Minha Culpa, filme lançado em junho deste ano no Prime Video, é uma adaptação do primeiro livro da trilogia Culpables, da autora argentina Mercedes Ron. Infelizmente, a produção cinematográfica não consegue escapar das armadilhas dos romances clichês e se torna apenas mais um romance não memorável.
Leia mais:
- Resgate em Medelín poderia ser melhor se abraçasse de vez o non-sense
- Mansão Mal-Assombrada é comédia despretensiosa e povoada por personagens carismáticos
- Missão de Sobrevivência não apresenta nenhuma novidade ao gênero
Na primeira cena somos apresentados a Noah, uma adolescente de 17 anos que adora livros e é filha de mãe solteira. No enredo, as duas estão mudando de cidade pois a mãe de Noah casou-se com um homem rico. Puxando na memória, já é possível citar pelo menos cinco filmes com a mesma estrutura, mas não para por aí. O homem com quem a mãe de Noah se casa tem um filho, no maior estilo badboy rico, que tem quase a mesma idade da protagonista.
Falta de originalidade
Desde o início, fica claro que o roteiro não apresenta nenhuma novidade ou originalidade. O enredo segue a fórmula batida dos romances juvenis, onde uma protagonista comum e bem comportada conhece um rapaz badboy com quem ela não se dá bem mas tem uma química e tensão inexplicáveis. A partir daí eles vivem um romance proibido desencadeando uma série de eventos previsíveis e melodramáticos.
O casal principal, interpretado por Gabriel Guevara e Nicole Wallace, tenta trazer emoção à história, e, apesar de terem uma bela química em tela, suas atuações são limitadas pela falta de profundidade do roteiro.
Duração exagerada
As 2 horas de duração são um exagero, mas se fazem necessárias para o desenrolar das tramas de ação que não ficam de fora desse longa. A verdade é que tudo não passa de uma grande fanfic, envolvendo romance proibido, o grande clichê “enemies to lovers”, corrida de carros e brigas de gangues.
No entanto, existe um motivo para o PrimeVideo estar investindo nesse mercado cinematográfico. Se você é um fã de romances ao estilo After e Belo Desastre (outro investimento do streaming nesse mercado), existem grandes chances de gostar do longa, que, apesar de não ser um marco da sétima arte, possui todos os clichês prontos para conquistar seu público alvo.
Conclusão
Minha Culpa é mais um filme que se perde no mar de romances clichês, apresentando uma narrativa previsível e um roteiro raso. A sequência de ação no último ato se faz completamente desnecessária para a história e a falta de originalidade faz com que o filme não se destaque em meio à vasta oferta de produções disponíveis no catálogo do Prime Video.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Minha Culpa
Ficha Técnica do Minha Culpa
Título original: Culpa Mía
Direção: Domingo González
Roteiro: Mercedes Ron, Domingo González
Elenco: Nicole Wallace, Gabriel Guevara, Marta Hazas, Iván Sánchez, Eva Ruiz, Víctor Varona, Fran Berenguer, Adriana Ubani, Ivan Massagué
Onde assistir: Prime Video
Data de estreia: 08 de maio de 2023
Duração: 117 minutos
País: Espanha
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2023
Classificação: 16