Leia a nossa crítica do filme Missão de Sobrevivência (2023)

Um bom filme para os fãs do Gerard Butler. Créditos: Divulgação

Missão de Sobrevivência não apresenta nenhuma novidade ao gênero

Bruno Oliveira

Gerard Butler (300) é mais um ator que resolveu se especializar em apenas um gênero de filme. No caso, a ação. Ele tem uma grande sequência de longas do tipo e isso faz parecer, de certa forma, que são todos iguais. Se for procurar a nota desses filmes por aí vai notar que todas possuem um valor mediano. Missão de Sobrevivência é isso, um longa de ação que não é excelente, e também não é ruim. Fica na linha do medíocre e acaba por ser uma diversão momentânea, mas nunca épica.

Leia mais:

Tom Harris (Gerard Butler) é um agente secreto que acabou de ter uma missão bem sucedida ao destruir uma usina nuclear subterrânea no Irã. Emendando rapidamente em uma missão no Afeganistão, ele vê sua identidade revelada, e agora precisa fugir urgentemente do local. Junto de seu intérprete local, Mohammed ‘Mo’ Doud (Navid Negahban), precisa percorrer 640 km em 30 horas até uma base antiga da CIA, localizada em Kandahar, no Afeganistão, enquanto é caçado por vários tipos de forças, onde cada uma tem um propósito por sua captura.

Um bom filme para os para os fãs do Gerard Butler. Créditos: Divulgação

Roteiro fraco com boas cenas de ação

O roteiro do filme é uma bagunça. Ele não sabe em quem focar direito. Coloca muitas pontas com a finalidade de deixar a vida de nosso protagonista mais difícil mas, dessa forma, só consegue deixar tudo muito raso e sem aquele sentimento real de quem é o principal vilão desse longa. Esse sentimento só aparece mesmo no final, quando o principal vilão se torna o menos perigoso de todos, e me parece que se rolasse uma conversa de bar entre eles, iria ficar tudo bem. Ele é bem intrincado, porém, sem foco.

Junto com nosso protagonista, temos um personagem que foi colocado lá com um propósito a mais, o intérprete. Ele é o personagem mais interessante do longa. Morou no Afeganistão e fugiu para os Estados Unidos após os próprios afegãos atacarem a cidade em que vivia e matado o seu filho. A missão dele, não dita, era para achar a sua nora desaparecida, mas isso é simplesmente deixado para lá. Aceito que escapar com vida é mais importante, mas isso é jogado e nem um pouco resolvido. Colocaram isso como se fosse a única razão dele estar nessa jornada.

Tirando essas falhas, as quais considero prejudiciais ao todo, o filme ainda diverte. Possui várias cenas de ação bem aceitáveis e tem o seu clímax como o ponto alto, como deveria ser. Foi o único momento que me fez ficar nervoso a ponto de achar que tudo daria errado para eles, mas o patriotismo norte-americano salva o dia com a seguinte frase: “podem me demitir, mas não deixarei mais nenhum dos nossos serem mortos hoje”. Dessa forma, a catarse vem, explosões grandiosas, a lágrima por ser salvo surge e tudo se encerra como se não passasse de um grande pesadelo.

Leia a nossa crítica do filme Missão de Sobrevivência (2023)

Missão de Sobrevivência. Créditos: Divulgação

Conclusão

Um bom filme para os amantes dos filmes de ação, e para os fãs do Gerard Butler, que sei que tem por aí. Tirando isso, não acho que haja o algo mais para fazer o público ir ao cinema. Este é um típico exemplo que sairia direto para as locadoras, se fosse há algumas décadas. Um subgênero que ficou marcado por uma época. Se arriscar a ida ao cinema, devo dizer que não vai se desapontar mas, também, não trará nada de novo para a sua vida.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Missão de Sobrevivência

Ficha Técnica do filme Missão de Sobrevivência

Título original: Kandahar

Direção: Ric Roman Waugh

Roteiro: Mitchell LaFortune

Elenco: Gerard Butler, Navid Negahban, Tom Rhys Harries, Mark Arnold, Nina Toussaint-White, Bahador Foladi, Travis Fimmel, Ali Fazal, Vassilis Koukalani.

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 27 de julho de 2023

Duração: 119 minutos

País: Estados Unidos, Arábia Saudita

Gênero: Ação

Ano: 2023

Classificação:

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: