Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um entrega mais do mesmo, mas pode agradar fãs
Marcelo Fernandes
Ethan Hunt, digo, Tom Cruise está de volta em Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um. O novo filme da saga, cujo início data da década de 90 e inspirada na telessérie dos anos 60, chega como aposta do astro em um cinema que tenta se diferenciar da concorrência cada vez maior dos streamings. Cruise aposta na grandiosidade que só a telona pode oferecer.
Não se pode dizer que o filme não entrega o prometido: explosões, perseguições, as já tradicionais loucuras do senhor Cruise e os adornos que pareciam bons durante o auge do movimento hippie, hoje, aparentam datados.
Leia mais:
- O Portal Secreto confia mais no texto do que em efeitos especiais para contar história divertida
- The Witcher: primeira parte da terceira temporada tem pontos positivos, mas enredo acaba se arrastando
- ‘Nimona’ traz personagens incríveis e pensamentos além do nosso tempo
O roteiro dá um passo à frente de seus antecessores: o MacGuffin do momento é obviamente um dispositivo de destruição e/ou controle mundial, dependendo de quem coloca as mãos. A diferença é que o gadget em questão é uma Inteligência Artificial (IA) que tomou consciência. A IA controla o vilão humano na disputa pelo seu controle.
Não se pode dizer que Tom está no automático, pois ele se esforça para diferenciar esta nova aventura das anteriores. Mas algumas situações na franquia já estão no automático, e por isso são colocadas logo no início; A óbvia traição do grupo contra o governo em busca de um bem maior, as repetidas deslealdades entre ora aliados, ora inimigos, e as agora clássicas corridas para diversas direções. Aí está um ator de Hollywood que nunca falta no dia de ‘malhar perna’.
Outros pontos negativos
O elenco de apoio está apenas ok’ com um ponto negativo para o vilão Gabriel, de Esai Morales. Mas, talvez, o problema seja o texto que não fornece muito material para ele trabalhar. Ving Rhames, o único que junto ao astro principal está desde o primeiro filme, provavelmente fez todas as suas cenas em dois dias. O restante parece apenas orbitar ao redor do protagonista e seus objetivos.
No fim, a atração aqui está para as cenas que Cruise realiza sem ajuda de dublês, cujos making offs pipocam nas redes sociais. Isto já garante o ingresso para quem deseja apenas comer pipoca. O tema do filme, que com o desenvolvimento das IAs talvez surja até uma nova religião com um ser onipresente e seguidores exemplificados pelo vilão, é apenas arranhado superficialmente. Talvez seja aprofundado na continuação, mas não é recomendado esperar nada além de mais algumas loucuras que alguns dublês recusariam independente do contracheque e muitas explosões.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um – Trailer do filme
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um – Ficha Técnica do filme
Título original: Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One
Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Bruce Geller, Erik Jendresen, Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Vanessa Kirby, Rebecca Fergunson, Simon Pegg, Jon Voight, Henry Czerny, Pom Klementieff
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 12 de julho de 2023
Duração: 183 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Ação, Aventura, Suspense
Ano: 2023
Classificação: 12 anos