‘Missão Resgate’ tem Liam Neeson em derradeiro momento de auge
Cadu Costa
Diversos cascas grossas dos cinemas de ação fizeram filmes em que eram caminhoneiros como Chuck Norris, Sylvester Stallone, Kurt Russel, Patrick Swayze, Burt Reynolds… Cada um numa época diferente desde os anos 70.
Faltava um thriller frenético com o Charles Bronson da nossa geração e só podia ser ele: Liam ‘Muthafucking’ Neeson, que, aos quase 70 anos, consegue quebrar tudo e mais um pouco graças a seu “conjunto muito particular de habilidades”. É o que mostra seu mais novo filme Missão Resgate (The Ice Road).
O diretor Jonathan Hensleigh é o cara que assinou os roteiros de Duro de Matar 3: A Vingança (1995), Jumanji (1995) e Armageddon (1998). E sabe o que isso quer dizer? Que de histórias onde o componente de implausibilidade (leia-se “caôzada das brabas”) está bem presente; e onde as corridas contra o relógio chamam a atenção da história sem desistir do componente humano. O camarada entende.
Filme B com orgulho
E temos tudo isso em seu Missão Resgate, um divertido filme B com muito orgulho de sê-lo, com um perfume dos anos 90 e efeitos especiais cativantes de uma época que teima em ser divertida.
Diversão, aliás, que vive constantemente na corda bamba e que é dotada da imprudência necessária para assumir um argumento que tem desde um relacionamento fraterno ao espírito orgulhoso da luta da classe trabalhadora em face da ganância corporativa. E tem, claro, Liam Neeson.
A trama de Missão Resgate
Missão Resgate segue a história de um motorista de caminhão (Neeson) que lidera uma perigosa missão de resgate sobre um oceano congelado no Canadá para salvar trabalhadores presos em uma mina que desabou.
A fórmula é a mesma de outros filmes do Liam Neeson. Ou seja, é bem executado, constrói tensão e boas cenas de ação. Apesar do elenco de apoio não ajudar muito (esqueça a participação do Laurence ‘Morpheus’ Fishburne), o longa foi deveras interessante por trazer um elemento novo: as verdadeiras viagens de grandes caminhões em estradas de gelo. Não se prenda também por aquelas ações mirabolantes com altos tiros, porradas e bombas movidos por uma câmera frenética e estremecida.
Esquecível, mas muito divertido
Em Missão Resgate, as paisagens geladas, a fotografia, bem como o suspense, um drama aqui e acolá, e Liam Neeson longe de ser o “badass overpower” que era comum ao ator, são as coisas mais legais que poderíamos sugerir para uma tarde de domingo fria. Além disso, vimos que a idade pesa mesmo para um herói de filmes de ação, mas que não é um fator determinante para descartar um ator do calibre do nosso eterno Bryan Mills.
Ainda que Liam Neeson fale sério dessa vez sobre se aposentar desse tipo de papel, já saberemos que ele deixou um bom legado. Um pouco mais de uma hora e meia que você vai esquecer muito rapidamente, mas que, enquanto estiver entretido na experiência, vai se divertir e muito.
Onde assistir ao filme Missão Resgate?
A saber, o filme Missão Resgate estreia no dia 02 de dezembro, exclusivamente nos cinemas. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Missão Resgate
Missão Resgate: elenco do filme
Ficha Técnica
Título original do filme: The Ice Road
Direção: Jonathan Hensleigh
Roteiro: Jonathan Hensleigh
País: Estados Unidos
Distribuição: Imagem Filmes
Duração: 103 minutos
Gênero: suspense
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos