Mixed By Erry Filme Leia a crítica do filme 'Mixed By Erry' (2023), da Netflix - Ultraverso

‘Mixed By Erry’ é ótima surpresa proporcionada pelo cinema italiano

Bruno Oliveira

Certamente a Itália vive um bom período em relação a filmes. Eles lançam no cinema por lá e a Netflix fica responsável por colocá-los em catálogo, em pouco tempo, por aqui. Não existe lá um grande destaque, mas todos eles são minimamente apreciados por não terem exatamente um ponto negativo para poder falar mal. Até o clichê é bem trabalhado. Não são perfeitos, porém passam fácil por um crivo muito crítico. ‘Mixed By Erry’ é mais um desses exemplares de uma história que já vimos de ascensão e declínio, mas tem por diferencial uma boa direção que faz com que fiquemos ansiosos para saber o que vai acontecer mais na frente.

Leia mais:

Enrico (Luigi D’Oriano), ou Erry, sempre teve o sonho de ser DJ e assim levar a música para os jovens. Por ter poucas condições financeiras, esse sonho acabou se tornando muito distante. Quando a loja de discos onde ele trabalha, como servente, fecha e o dono deixa para ele os discos não vendidos como rescisão de contrato, ele vê uma oportunidade de ouro para propagar música e ganhar dinheiro ao mesmo tempo: criar fitas piratas junto de seus dois irmãos Peppe (Giuseppe Arena) e Ângelo (Emanuele Palumbo).

A paixão pela música que o fez ficar milionário

Vale ressaltar que estamos falando, aqui, de uma história real passada na longínqua década de 80 em Nápoles, Itália. Quando não existia Internet e quando a música estava somente condicionada as rádios e alguns programas de televisão. Por mais que os irmãos Frattasio tenham cometido um crime, na época, isso não era visto dessa forma. Ainda mais que Erry realmente queria que as pessoas escutassem música, mesmo que ele tenha conseguido muito dinheiro com isso.

A ‘Mixed By Erry’, nome da empresa fundada por eles, chegou a ser a maior gravadora da Itália em determinado momento. Tudo por sua visão de negócios. Tudo começa com eles pedindo dinheiro a um agiota e o resto é história. Eles também foram beneficiados pela guerra entre a máfia local que resolveu se matar entre si, e não conseguiu ter a visão que os irmãos estavam crescendo muito. Junta a isso o fato de que, Maradona estava jogando pelo time do Nápoli na época, fazendo da cidade de Nápoles um grande centro da Itália do meio para o final da década de 80.

A história de ascensão e declínio que vemos aqui não é nada diferente do que já vimos por aí, estruturalmente falando. No caso, roteiro e edição se tornam um feijão com arroz lindo, cheiroso e gostoso. Junta-se isso a boa direção de Sydney Sibilia (A Incrível História da Ilha das Rosas), que também assina o roteiro dessa obra, com atores competentes e temos um ótimo resultado final. Deixo desde já a minha recomendação para vê-lo, caso seja um adorador desse estilo de filme.

Leia a crítica do filme 'Mixed By Erry' (2023), da Netflix - Ultraverso

Conclusão

Mais uma ótima surpresa proporcionada pelo cinema italiano e pela dona Netflix. Esse é um filme que vai mostrar que ser ilegal é ser legal, mas ainda assim, que te trará consequências severas no futuro. Nada de passar pano para quem está errado, por mais que acabemos torcendo por eles aqui. Após findado filme, ainda temos duas cenas durante os créditos. Uma revela o destino dos irmãos para um futuro próximo, e a outra (minha favorita), mostra como eles gravavam o áudio do Festival de San Remo, que é justamente a descoberta da melhor piada de todo o longa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer – ‘Mixed By Erry’

Ficha Técnica

Título Original: Mixed By Erry

Direção: Sydney Sibilia

Roteiro: Sydney Sibilia, Simona Frasca e Armando Festa

Elenco: Luigi D’Oriano, Giuseppe Arena, Emanuele Palumbo, Cristiana Dell’Anna, Adriano Pantaleo, Francesco Di Leva, Fabrizio Gifuni, Chiara Celotto, Greta Esposito

Onde assistir: Netflix

Data de estreia: 31 de março de 2023

Duração: 110 minutos

País: Itália

Gênero: Biografia, Comédia, História

Ano: 2023

Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: