Modo Avião Netflix

‘Modo Avião’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

“Você é viciada em celular.”

Para além dos perigos do vício em tecnologia e da exposição virtual, o fato é que o apego das pessoas aos seus celulares já virou piada há muito tempo. E, por mais que especialistas advirtam, parece até que os danos causados já se consolidaram a tal ponto que ninguém mais se importa de verdade.

Modo Avião, produção nacional da Netflix com Larissa Manoela, é mais uma a fazer graça com o crescente consumismo, que evoluiu da voracidade em se ter coisas para passar a tê-las junto com pessoas em uma sinergia que não encontra limites. Para o bem e para o mal.

A história

A saber, em Modo Avião, Larissa é Ana, uma influenciadora digital que vive grudada em seu celular e numa incessante campanha de moda para a True Fashion de Carola (Katiuscia Canoro). E, das roupas ao namorado, tudo é pensado para elevar a visualização da moça, que faz selfie até quando bate o carro. Claro, até que um acidente mais grave acontece.

Obrigada a passar uns tempos longe do seu objeto de adoração, Ana é mandada aos cuidados do avô Germano (Erasmo Carlos), que mal conhece, em uma cidadezinha do interior onde vai interagir com todo aquele elenco coadjuvante básico e passar por uns perrengues.

Leia mais:

‘TROCO EM DOBRO’ (NETFLIX) | CRÍTICA
NOVO TRAILER DE ‘SCOOBY! O FILME’ PROMETE GRANDE AVENTURA: VEJA!
‘DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA’ | CRÍTICA

Pontos fortes

Aliás, o diretor César Rodrigues (Vai que Cola) não faz feio e entrega o esperado. Ele enquadra muito bem o elenco de apoio pouco experiente e tira o máximo de Larissa e Canoro. Além disso, Erasmo Carlos tem aquela physique du rôle bem apropriada como o vovô dos tempos da Jovem Guarda que conserta um carro antigo. Mas bem que poderiam ter explorado melhor os seus dotes musicais.

Modo Avião crítica

Outro ponto de destaque é a fotografia de José Roberto Eliezer e o design de produção de Margue Pennacchi, que dão um tom mais elevado a um filme com uma história bem simples. A dupla usa muito bem as cores, locações e objetos de cena pra mostrar a metrópole e o interior sem perder a vivacidade do estilo de vida de cada lugar.

Roteiro fora de foco

Todavia, como nem tudo são flores, o maior ponto fraco é o roteiro. Isso porque o texto parece ter sido escrito por pessoas demais para um único filme, faltando foco para resolver algumas situações e dando lugar a piadas manjadas confiando unicamente no carisma da protagonista.

Enfim, Modo Avião é um filme com uma boa ideia, mas que poderia ter sido melhor executada. Contudo, o saldo final é positivo para Larissa Manoela, que realmente tem estrela para carregar um longa bem produzido e tira de letra o que lhe entregam.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Modo Avião
Direção: César Rodrigues
Roteiro: Renato Fagundes, Alice Name-Bomtempo, Alberto Bremer, Jonathan Davis
Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Erasmo Carlos
Distribuição: Netflix
Data de estreia: qui, 23/01/20
País: Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2020
Duração: 96 minutos
Classificação: 10 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN