swamp thing dc universe monstro do pântano

‘Monstro do Pântano (Swamp Thing)’ – DC Universe | CRÍTICA

Fernando Coutinho

É público e notório que a DC ainda não conseguiu deslanchar nas telonas estabelecendo de vez o DCU. Mas no diz respeito a animações e séries, consegue entregar produções muito boas. A última novidade que chegou a nós por meio do serviço de streaming DC Universe, a série do Monstro do Pântano, apesar de ser mais um acerto da DC, praticamente já nasceu fadada ao fim, tendo seu cancelamento anunciado logo após a liberação de seu primeiro episódio.

Leia mais:

MULTIVERSO | DC ULTIMATO
MULTIVERSO | A ‘CARTA CORINGA’ DA DC/WARNER
‘BATMAN 80 – A EXPOSIÇÃO’, UM EVENTO PARA TODOS, SEM EXCEÇÃO

Parece desanimador, mas não se deixe levar por esse sinal sombrio. Embora comente-se que a temporada tenha sido encurtada em 3 episódios, tendo fechado em 10 episódios ao invés dos 13 inicialmente previstos, a série conseguiu manter o nível de suas colegas Titãs e Patrulha do Destino, como algumas das melhores produções da DC.

A história não se prendeu em ser fiel a uma fase específica dentre as várias pelas quais o Monstro do Pântano já passou. Mas pode-se dizer que fez uma mescla das fases inicial e da segunda fase, sendo essa última a mais aclamada delas, que teve Alan Moore como roteirista e é encarada como o berço da linha Vertigo da DC, com uma boa dose de releitura em alguns pontos. Embora esse geralmente seja o maior problema das adaptações de quadrinhos (e fonte de medo e revolta dos fãs), a série conseguiu um resultado interessante e que não desagrada.

A trama

Não podendo ser considerado um spoiler, já que, em linhas gerais, segue a história “canônica” do Monstro do Pântano, o seriado traz o protagonismo para a personagem Abby Arcane (Crystal Reed, a Sophia Falcone de Gotham), sendo talvez a releitura mais significativa em relação ao conteúdo original, deixando o personagem título como um coadjuvante de luxo. A história se inicia com o retorno da Dra. Abby Arcane, pesquisadora de destaque do CDC (Centers for Disease Control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano) à sua terra natal, Marais, na pantanosa Louisiana, para investigar uma epidemia relacionada a vegetação local.

Ela passa a ser auxiliada por um misterioso desconhecido, que vem a descobrir ser o botânico Alec Holland (Andy Bean, de It: Capítulo 2) que conduz pesquisas sobre o desenvolvimento das plantas a partir da vegetação no pântano. Indo contra o interesse do seu contratante, o poderoso local Avery Sunderland (Will Patton), acaba sendo emboscado e vítima de uma explosão no pântano, indo parar nas águas pantanosas contaminadas com agentes químico-biológicos.

swamp thing dc universe monstro do pântano

Foto: Fred Norris / 2019 Warner Bros. Entertainment Inc. / All Rights Reserved.

Inicialmente, o Monstro é identificado como Alec Holland, que teve seu corpo de alguma forma reconstruído pelo contato vegetal. Mas ao longo dos capítulos, descobre-se com a ajuda de Jason Woodrue, o futuro Homem Florônico (Kevin Durand, de The Strain) que ele é um organismo totalmente de origem vegetal, que, de alguma forma, absorveu a consciência de Holland.

Alguns outros personagens tem aparições recorrentes, como Daniel Cassidy / Demônio Azul (Ian Ziering, de Sharknado e Beverly Hills 90210) e Madame Xanadu (Jeryl Prescott, de The Walking Dead e A Chave Mestra), animam a esperança de outros desdobramentos.

Alta qualidade

A produção, em si, é de alta qualidade. Conseguem a proeza de manter nitidez mesmo nos ambientes mais sombrios. Como, por exemplo, no pântano à noite ou debaixo das águas turvas. Numa fotografia belíssima, com efeitos, caracterizações e maquiagens bastante rebuscados e bem produzidos (bom, talvez nem tanto no caso do Demônio Azul).

swamp thing dc universe monstro do pântano

Foto: Fred Norris / 2019 Warner Bros. Entertainment Inc. / All Rights Reserved.

O cancelamento da série até agora não foi completamente explicado. Usou-se a velha desculpa de diferenças criativas, a de retorno fiscal não repassado, bem como – uma das mais aceitas – a de que a Warner pretende ter um serviço de streaming próprio e sem “divisões”. Assim, cortando a produção do DC Universe. Oficialmente, no entanto, a causa não foi explicada e a ideia de encerrar o DC Universe foi descartada.

Então, apesar do desânimo inicial de assistir uma série até o momento cancelada em sua primeira temporada, deixe essa ideia de lado e aprecie a primeira temporada de Monstro do Pântano. Quem sabe ela não seja realmente a única?

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Swamp Thing
Temporada: 1
Número de episódios: 10
Criador: James Wan
Produtores:  Mark Verheiden, Gary Dauberman, James Wan, Michael Clear, Len Wiseman
Elenco: Andy Bean, Derek Mears, Crystal Reed, Maria Sten, Jeryl Prescott, Virginia Madsen, Will Patton, Henderson Wade, Kevin Durand
Distribuição: DC Universe
Data de estreia: Sex, 31/05/19
Gênero: drama, heróis
Ano de produção: 2019
Classificação: 18 anos

Fernando Coutinho

Profissional e professor de TI, é nerd desde antes do termo virar moda e da Internet ganhar o mundo. Antenado em tecnologia, literatura, filosofia, quadrinhos, filmes, séries, fotografia e boa música. Acredita que A Verdade Está Lá Fora e ao mesmo tempo dentro de cada um.
NAN