‘Mortal Kombat 1’: Stress Test online deixa ótima impressão e muitas expectativas
Felipe de Andrade
De 23 a 26 de junho, tivemos a oportunidade de participar do online stress test do aguardado Mortal Kombat 1. Ao que parece, vem mais um sucesso garantido da NetherRealm Studios daqui a algumas semanas. O lançamento oficial do jogo completo está marcado para 19 de setembro.
A intenção do estúdio foi dar aquele aperitivo para os fãs da franquia ao conferir o que vem por aí. Além disso, é ótima oportunidade testar seus servidores e garantir que o modo online funcione corretamente quando o jogo for lançado.
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Bem pouco conteúdo estava disponível nessa versão pré-beta, onde podíamos escolher entre as torres clássicas para jogar offline um “modo arcade” com 4 lutas, ou participar de partidas casuais online contra adversários aleatórios. Para explorar as 2 opções tínhamos a nossa disposição 4 lutadores (Sub-Zero, Kenshi, Kitana e Liu Kang) e 3 kameos, ou personagem de suporte (Kano, Sonia e Jax, ambos com uniformes clássicos). O teste contava com apenas 2 cenários: Tea House e Cage Mansion, ambos com variações de dia e noite. Ademais, nenhum tipo de opção ou configuração estava disponível.
Grandes novidades
Os kameos são uma grande novidade e trazem um ar de renovação para o gameplay da franquia. Mesmo sendo inovações para o estilo de jogos de luta, já que o uso de personagens de suporte era possível há anos em jogos como The King of Fighters e Marvel vs Capcom. Para ativá-los basta pressionar um botão que o kameo toma a dianteira, desfere seu ataque e volta para as sombras lutador principal.
Todos kameos possuem 3 variações de ataques que podem ser acionados apenas apertando o botão correspondente, ou mantendo o direcional pressionado para a esquerda ou direita de acordo com a intenção ou necessidade do jogador, como ataques aéreos ou rasteiros. Ao serem convocados gastam metade de um medidor exclusivo que fica posicionado embaixo da barra de vida, e após o uso o medidor se enche automaticamente com o tempo.
Combos incríveis
Jogadores mais habilidosos já conseguiram criar combos incríveis combinando sequências de golpes dos lutadores disponíveis com o acionamento dos kameos no momento correto, conseguindo arrancar mais da metade da barra de vida dos adversários com algumas repetições de golpes em sequência. Ficou claro que o sistema ainda precisa de muitos ajustes, polimentos e balanceamentos que com certeza serão lançados de tempos em tempos pelo estúdio visando a jogabilidade perfeita que Mortal Kombat 1 precisa alcançar para se manter no auge do cenário competitivo dos jogos de luta como seu antecessor.
Toda aquela complexidade e personalização presentes em Mortal Kombat 11 parece ter sido abandonada, levando a jogabilidade em direção ao jogos clássicos da série. O novo jogo tende a ser mais acessível remetendo diretamente à época que Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat Trilogy, exceto pelo botão de corrida que está ausente há vários jogos. E é uma pena que ainda não foi dessa vez que ele fará seu retorno triunfal. E falando em retorno, os ataques Fatal Blow, também chamado de X-Ray ou Raio-X, permanece na nova versão garantindo uma chance de virada de mesa quando estamos perdendo um round, aplicando uma sequência de golpes destruidora de ossos executada em conjunto pelo jogador e pelo seu kameo 1 vez por partida.
Inspiração nos clássicos
Outro ponto que veio de Injustice e MK11, e que aparentemente vai estar de fora deste novo, jogo são as interações com armas e objetos dos cenários, visto que nas 2 fases disponíveis não existia nada para pegar ou arremessar. E como parece que o estúdio se inspirou nos jogos clássicos para o gameplay, essa seria a escolha mais lógica a ser tomada.
Foi possível observar que pelo fato de não existir mais as escolhas de estilos e golpes para personalizar os lutadores como no jogo anterior, cada personagem ganhou novos combos e golpes especiais que somados ao uso dos kameos demandam um bom tempo para se especializar para não fazer feio no online. Uma boa adição para o jogo seria uma opção de jogar sem os kameos, em combates mano a mano como nos velhos tempos.
Teste de estresse
Sobre o teste de estresse online tenho 2 observações a fazer: quando ele funciona como deve, ainda assim é possível observar alguns lags em algumas partidas, mas nada que atrapalhe tanto o desenrolar das lutas. Agora, com relação aos pontos negativos, percebemos alguns problemas de conexão desde a primeira tentativa. Além disso, longos períodos para encontrar um oponente conectado, diversas telas de erro, quedas de conexão de ambos os lados com partidas sendo canceladas com mensagens de erro de matchmaking aparecendo na tela, e daí por diante. Como esta versão de teste era justamente para averiguar esses tipos de situações, o estúdio ainda tem tempo de corrigir a grande maioria das ocorrências para o lançamento.
Apesar de não ter usado a versão mais recente da Unreal Engine, ainda assim a NetherRealm conseguiu superar o visual de Mortal Kombat 11, que já era incrível. Mesmo com poucos personagens e apenas 2 arenas, foi possível perceber uma estética menos exagerada e mais pé no chão. Assim com o lutadores com menos armaduras e equipamentos à mostra, trazendo um visual minimalista que remete aos primeiros jogos. Vide os trajes de Kano, Sonia e Jax que parecem ter saltado das suas primeiras aparições direto para este lançamento.
Street Fighter?
Os 2 cenários presentes no teste não agradaram muito, inclusive parece mais com as fases vistas nos jogos do concorrente Street Fighter do que com as arenas e calabouços vistos há anos em Mortal Kombat. Independente disso, são muito bem feitos e cheios de detalhes com direito a objetos que quebram durante as lutas e versões diferentes para dia e noite, com situações diferentes para ambos, o que garante alguma variedade aos cenários.
A parte sonora é muito boa e se sai bem no pouco que vimos. Destaque para a faixa orquestrada que toca no fundo no menu principal. Os personagens ainda possuem pouquíssimos diálogos, apenas em inglês, entretanto todos são interessantes e condizem com a personalidade de cada um.
Finalizando, foi muito bom sentir o gostinho deste novo mundo criado por Liu Kang, que agora é o Deus do Fogo, rebaixando Raiden do posto de deus protetor do plano terreno. Agora só nos resta aguardar o dia 19 de setembro para que o Mortal Kombat tenha início mais uma vez.
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