‘Morte No Nilo’ é um grande presente para os fãs de Agatha Christie
Nathália Sorrini
Agatha Christie é um marco e até hoje é considerada um dos maiores nomes da literatura mundial. Desde 1928 suas obras recebem inúmeras adaptações. Inclusive, o filme Morte No Nilo (Death on the Nile) de 2022, que já chega sendo um remake 1978. Então podemos ver a relevância que a escritora ainda tem, tanto na literatura como no cinema.
Esse é o segundo filme de Christie que Kenneth Branagh dirige e ele também volta interpretando o icônico detetive Hercule Poirot. É evidente como o cineasta evoluiu como diretor, apesar de existirem momentos pontuais em que o CGI deixa muito a desejar.
Mas sua direção é consistente e madura, e isso também vale para sua atuação. Toda a atmosfera que o personagem cria durante a investigação é instigante e mais interessante do que foi apresentado em Assassinato no Expresso do Oriente (2017).
Mesmo que os efeitos especiais deixem a desejar, a maior parte do orçamento deve ter sido usada para pagar figurinos, cabelo e maquiagem, que são impecáveis. Nesse quesito, é um teletransporte para época, o que também nos faz entreter e mergulhar ainda mais na trama.
Trama atrativa
Morte No Nilo tem uma trama atrativa. Tudo começa quando Linnet (Gal Gadot) interrompe o noivado de sua amiga Jacqueline (Emma Mackey) e Simon (Armie Hammer), e acaba se casando com ele. Mas Jacqueline persegue o casal em todo lugar e até na lua de mel em um navio luxuoso no meio das águas do Nilo. Como toda narrativa de Christe, começa uma série de assassinatos esquisitos e apenas Poirot pode desvendar o mistério.
Toda a narrativa é envolvente e acabamos não piscando. A construção dos personagens é magnífica e nos deixa com a pulga atrás da orelha de todos que estão dentro do navio. Mas, aos poucos, o filme dá pistas sutis ao espectador. Ou seja, é preciso manter a atenção, com algum personagem ficando muito óbvio às vezes.
O destaque do elenco vai para Emma Mackey. A atriz constrói uma Jacqueline cheia de mágoas e ao mesmo tempo potente. Seu olhar esbanja vingança e, para quem conheceu e gosta da atriz em Sex Education, vai ficar orgulhoso com sua evolução. Gal Gadot tem um charme exato de uma Linnet. Mesmo que no livro a personagem seja loira, a escolha da atriz é certeira, pois nossa Mulher-Maravilha tem um charme particular.
Cancelamentos de fora
Em geral, todo o elenco é ótimo. O meu conselho para o público é esquecer dos cancelamentos/posicionamentos dos atores e ir apenas pelo entretenimento focando na intensidade da narrativa.
Morte No Nilo é um filme de suspense clássico, respeitando a escrita envolvente de Agatha Christie e, certamente, será um grande presente para os fãs da autora. É uma grata surpresa nesse início de 2022. Particularmente, eu não esperava um longa tão redondinho e fascinante.
Onde assistir ao filme Morte no Nilo?
A saber, o filme Morte no Nilo estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros em 10 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Morte no Nilo
Morte no Nilo: elenco do filme
Kenneth Branagh
Adam Garcia
Letitia Wright
Dan Ellis
Armie Hammer
Gal Gadot
Tom Bateman
Annette Bening
Ficha Técnica
Título original do filme: Death on the Nile
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Michael Green, baseado no romance de Agatha Christie
Duração: 127 minutos
País: Reino Unido e Estados Unidos
Gênero: suspense
Classificação: 12 anos