Mostra de SP | Conheça TODOS os premiados da 43ª edição!
Wilson Spiler
A cerimônia de encerramento da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo aconteceu nesta quarta-feira, 30, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. A saber, durante o evento, foi realizada a entrega dos prêmios dos melhores do festival. A solenidade foi apresentada por Serginho Groisman e Renata de Almeida.
Confira abaixo a lista completa dos títulos premiados na 43ª Mostra de SP:
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TROFÉU BANDEIRA PAULISTA
- PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL
Após serem exibidos na 43ª Mostra de SP, os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público foram submetidos ao Júri Internacional, que escolheu Honeyland como melhor documentário, bem como System Crasher e Dente de Leite como melhores longas de ficção. Os filmes recebem o Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake). A saber, o júri foi composto pelos diretores Beto Brant, Lisandro Alonso e Maria de Medeiros, além da produtora Xénia Maingot.
– MELHOR DOCUMENTÁRIO
HONEYLAND
Macedônia do Norte, 2019, cor, 85 min. Documentário.
direção | roteiro Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska
– MELHOR FICÇÃO
SYSTEM CRASHER
Alemanha, 2019, cor, 119 min. Ficção.
direção | roteiro Nora Fingscheidt
elenco Helena Zengel, Albrecht Schuch, Gabriela Maria Schmeide e Lisa Hagmeister
DENTE DE LEITE
Austrália, 2019, cor, 117 min. Ficção.
direção Shannon Murphy
roteiro Rita Kalnejais
elenco Eliza Scanlen, Toby Wallace, Emily Barclay e Eugene Gilfedder
PRÊMIO PROJETO PARADISO
Todos os diretores que tiveram títulos selecionados para a Mostra Brasil poderiam inscrever um novo projeto para concorrer a um prêmio oferecido pelo Projeto Paradiso, uma iniciativa do Instituto Olga Rabinovich. Aliás, a bolsa, no valor de R$ 30 mil, é destinada ao roteirista do projeto em fase de desenvolvimento e inclui ainda mentoria nacional, consultoria internacional e participação no Workshop Audience Design do TorinoFilmLab no Brasil.
O projeto premiado neste ano foi “O Campo dos Lobos Guarás”, de Bárbara Cunha e Paulo Caldas.
PRÊMIO DO PÚBLICO
O público da 43ª Mostra de SP escolheu, entre os estrangeiros, Parasita, como melhor filme de ficção; e A Grande Muralha Verde, como melhor documentário. Entre os brasileiros, Chorão: Marginal Alado recebeu o prêmio de melhor documentário, enquanto Pacificado ficou com o de melhor ficção.
A saber, a escolha do público foi feita por votação. A cada sessão assistida, o espectador recebeu uma cédula para votar com uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final do filme. Por fim, o resultado proporcional dos filmes com maiores pontuações determinou os vencedores.
Conheça os filmes premiados pelo público:
MELHOR FICÇÃO BRASILEIRA
PACIFICADO
Brasil, 2019, cor, 100 min. Ficção.
direção | roteiro Paxton Winters
elenco Bukassa Kabengele, Débora Nascimento, Cassia Gil, José Loreto
distribuição Fox
MELHOR DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
CHORÃO: MARGINAL ALADO
Brasil, 2019, cor & pb, 75 min. Documentário.
direção Felipe Novaes
roteiro Felipe Novaes, Hugo Prata, Matias Lovro
distribuição O2 Paly
MELHOR FICÇÃO INTERNACIONAL
PARASITA
Coreia do Sul, 2019, cor, 131 min. Ficção.
direção Bong Joon-ho
roteiro Bong Joon-ho e Jin Won Han
elenco Kang-ho Song, Sun-kyun Lee e Yeo-jeong Jo
distribuição Pandora Filmes e Alpha Filmes
https://youtu.be/MmTIMYgwnPk
MELHOR DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL
A GRANDE MURALHA VERDE
Reino Unido, 2019, cor/pb, 92 min. Documentário.
direção | roteiro Jared P. Scott
PRÊMIO DA ABRACCINE
A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema também realiza tradicionalmente uma premiação que escolheu o melhor filme brasileiro entre os realizados por diretores estreantes. Neste ano, o eleito foi o longa Currais, de David Aguiar e Sabina Colares.
Enfim, o filme foi escolhido “pela forma eficaz com que combina as linguagens documental e ficcional para realizar o resgate histórico essencial de um episódio pouco discutido de nosso passado e que muito revela, em suas similaridades com o presente, nossa insistência, como nação, não só em ignorar, mas punir os mais pobres por sua condição”. A saber, o júri foi formado pelos críticos Nayara Reynaud, José Geraldo Couto e Pablo Villaça.
CURRAIS
Brasil, 2019, cor, 90 min. Documentário.
direção | roteiro David Aguiar e Sabina Colares
PRÊMIO DA CRÍTICA
Por fim, a imprensa especializada que cobre o evento e tradicionalmente confere o Prêmio da Crítica também participou da premiação. Aos Olhos de Ernesto foi eleito como o melhor filme brasileiro, assim como Honeyland o melhor entre os estrangeiros.
Dirigido por Ana Luiza Azevedo, o longa Aos Olhos de Ernesto foi escolhido “por tratar a solidão de maneira realista, sem abrir mão do humor; por apostar com segurança num estilo narrativo que dialoga tanto com cinéfilos quanto com amplas plateias”.
Por outro lado, o documentário Honeyland leva o prêmio por sua “habilidade em mergulhar o espectador em um universo tão particular e torná-lo próximo de sua carismática protagonista ao mesmo tempo em que, através desta, discute a importância da manifestação de uma consciência ambiental e social”.
Enfim, conheça os filmes premiados pela crítica:
MELHOR FILME BRASILEIRO
AOS OLHOS DE ERNESTO
Brasil, 2019, cor, 123 min. Ficção.
direção Ana Luiza Azevedo
roteiro Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
elenco Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorde D’Elia e Julio Andrade
distribuição Elo Company
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
HONEYLAND
Macedônia do Norte, 2019, cor, 85 min. Documentário.
direção | roteiro Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska