‘Motel Destino’ | O acaso pode enferrujar?

Allan Pangaio

Com enredo que te prende e boas escolhas no roteiro, o filme ‘Motel Destino’ foi exibido em Cannes agrada acima da média.

Dirigido por Karim Aïnouz (Madame Satã), o longa conta com Iago Xavier (Heraldo), Nataly Rocha (Dayana) e Fabio Assunção (Elias), como trio principal. O roteiro assinado por Wislan Esmeraldo, Karim Aïnouz e Maurício Zacharias é o ponto alto. Além de ser instigante, cativa por quase duas horas de duração.

O enredo

Na trama, Heraldo é um jovem rapaz de 21 anos, que trabalha para uma organização local, controlada pela traficante Bambina (Fabíola Líper). Buscando sair da vida do crime e se mudar para São Paulo, Heraldo tem que realizar um último serviço em nome de Bambina. Serviço esse, que requer duas pessoas, assim a chefe manda nosso protagonista com seu irmão. Após sucessivos problemas, Heraldo pede abrigo no Motel Destino, local comandado por Elias e sua esposa Dayana.

Como já é esperado, a relação da dona do motel com o novo acolhido avança pelas costas de Elias.

Fotografia

As escolhas de fotografia e ritmo são ótimas, em determinados momentos as imagens com luzes coloridas e “assombrações” dão um tom de terror à trama, mesmo que em alguns segundos apenas. O uso de uma câmera 16mm e película (praticamente esquecida atualmente) é um gol de placa. Contribui com a trama e toda a estética adotada. 

Elenco

As atuações são boas, desde os coadjuvantes até o trio protagonista. Destacando Nataly Rocha, que consegue entregar o texto de uma forma magistral. As falas dela são pesadas, mas a forma escolhida para se falar causou risos na sala de exibição. Tornando leve a frase “Vamo matar ele”.

Fábio Assunção, o mais conhecido do público, é novamente brilhante. Apresenta um personagem violento, malandro e psicótico na medida certa. Não é como se fossemos comprar seus motivos, mas cria uma afeição no público, como nossos belos vilões de novela (sem ser exagerado).

Iago Xavier traz bem o seu propósito e, para um primeiro trabalho realmente grande, deixa uma expectativa boa do que ainda veremos na sua carreira.

Ambientação

A ambientação no litoral do Ceará é ótima e deixa a sensação de grãos de areia voando por todo lado. O sol, a maresia que “enferruja tudo” e o calor deixam o ar dentro do local claustrofóbico, assim como a vida dos nossos amantes proibidos.

Ainda em ambientação, a história se passa 90% do tempo dentro do motel, e a escolha do som ao fundo ser os gemidos dos clientes é totalmente acertada. Mal comparando com “Zona de Interesse”, vencedor do Oscar de melhor som em 2024. Lá podemos ouvir ao fundo o funcionamento de um campo de concentração.

Aqui o som é de prazer, o funcionamento do motel. E o que se espera ouvir em um motel? Por todo o longa, ouvimos e presenciamos o clamor dos clientes e funcionários do estabelecimento, criando esse ambiente necessário para a história.

Boas escolhas

Coloco uma luz maior em uma cena onde nosso trio está curtindo uma “festinha”, as nuances das interações entre eles são perceptíveis e encantadoras, demonstrando em tela o famoso “show, don’t tell”, cada vez mais esquecido nos roteiros atuais. 

Outro ponto que talvez tenha feito o filme crescer, na minha opinião, foi a exibição em uma sala pequena, mais íntima. Como se fosse um segredo falado em um dos quartos do motel. É a forma que eu indico ser assistido.

No geral, é mais um acerto “independente” do nosso país, talvez o nascimento de um clássico cult para assistir no Canal Brasil dentro de alguns anos. É sexy, mesmo sendo vulgar (e qual é o problema em ser?). Esperto, cativante e interessante. Uma bela obra.

Onde assistir o filme Motel Destino

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Trailer – Motel Destino

Elenco do filme Motel Destino

Fabio Assunção

Nataly Rocha

Iago Xavier

Fabíola Líper

Ficha TécnicaMotel Destino

Título original: Motel Destino

Direção: Karim Aïnouz

Roteiro: Karim Aïnouz, Wislan Esmeraldo, Maurício Zacharias

Data de estreia: 22 de agosto de 2024

Duração: 115 minutos

País: Brasil

Gênero: drama

Ano: 2024

Classificação: 18 anos

Allan Pangaio

Estudante de Cinema e Audiovisual. Podcaster Colecionador de discos de vinil, amante do cinema, frequentador assíduo de shows e festivais https://www.instagram.com/ifyouhavetocast/
0

Créditos Galáticos: