Estrela de ‘Mulan’ responde sobre coronavírus e boicote contra o filme
Wilson Spiler
Desde o verão de 2019, a versão live-action de Mulan, da Disney, tem sido objeto de discussão. Não apenas por causa do que representa em relação à controversa aproximação da Disney com o regime chinês, mas por causa mas por causa da demonstração de apoio da estrela Liu Yifei à Força Policial de Hong Kong (HKPF) e de suas ações violentas nos protestos em andamento em Hong Kong.
Depois que Liu expressou apoio ao HKPF em agosto, a atriz permaneceu calada sobre o assunto, assim como os representantes da Disney – até agora. Além disso, durante uma turnê de imprensa nos EUA para Mulan, a artista fez comentários sobre a situação na China com relação ao surto de coronavírus no local de seu nascimento.
“É realmente pesado para mim pensar nisso”, disse a atriz ao The Hollywood Reporter. Ela, então, comentou também a respeito da quarentena, a qual os residentes foram ordenados a fazer. “As pessoas estão fazendo a coisa certa. Estão sendo cuidadosas consigo mesmas e com os outros. Estou realmente emocionado ao ver como elas não saem há semanas. Estou realmente esperando por um milagre e que isso acabe logo”, completou.
Leia mais:
– MULAN | CONFIRA O PRIMEIRO TRAILER DO LIVE-ACTION
– COMO ‘VINGADORES: ULTIMATO’ INTERFERE EM ‘INVASÃO SECRETA’?
– COMO SERIA ROBERT PATTINSON EM ‘BATMAN BEGINS’?
Boicote a ‘Mulan’
Ademais, quando perguntada sobre Hong Kong e a polêmica campanha do #BoycottMulan, Liu respondeu: “Seria realmente uma perda para mim se eu deixasse a pressão ultrapassar minhas possibilidades. Acho que é obviamente uma situação muito complicada e não sou especialista … só espero que isso seja resolvido em breve”. Ao ser pressionada, a atriz repetia:
“Eu acho que é apenas uma situação muito sensível”.
Sobre ‘Mulan’
A saber, Mulan, um filme orçado em cerca de US$ 200 milhões, representa uma das muitas tentativas consideráveis que a Disney fez nos últimos anos para atrair especificamente o público da China, que vale aproximadamente US$ 9 bilhões em vendas de bilheteria. Agora que o recente surto de coronavírus levou ao fechamento de praticamente todos os cinemas do país, o longa parece ter um risco significativo.
Enfim, dirigido por Niki Caro, Mulan da Disney é estrelado por Yifei Liu como Mulan; Donnie Yen como Comandante Tung; Jason Scott Lee como Böri Khan; Yoson An como Cheng Honghui; Gong Li como Xianniang; e Jet Li como Imperador. O filme tem estreia prevista para em 26 de março no Brasil.