Mulheres Atrás das Câmeras - capa

Mulheres Atrás das Câmeras: lançamento e encontro com cineastas no RJ

Wilson Spiler

A Estação Liberdade e a Livraria da Travessa Ipanema convidam para roda de conversa e lançamento de Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018. A saber, o evento acontece na quarta-feira, dia 27/11, às 19h, na Livraria da Travessa Ipanema.

Aliás, a conversa terá participação das cineastas Ana Carolina, Júlia Rezende, Lúcia Murat, Suzana Werneck, Teresa Trautman e Tizuka Yamasaki. Além disso, contará com mediação de Luiza Lusvarghi, jornalista e coorganizadora do volume. Ademais, o bate-papo abordará a história do cinema brasileiro; as dificuldades e perspectivas de se fazer cinema sendo mulher; e os caminhos em direção à sustentabilidade do nosso audiovisual.

Leia mais:

CABÍRIA FESTIVAL FOCA NAS MULHERES NO AUDIOVISUAL
LAURA TARDIN LANÇA PRIMEIRO ROMANCE NO RJ
JEDICON TRAZ MARATONA DE FILMES PARA ‘STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER’
Mulheres Atrás das Câmeras (1)

Foto: Divulgação

Sobre o livro

Editado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o livro é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres.

Os 27 textos estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher); Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios); e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]); até diretoras em atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas brasileiras” com mais de 250 verbetes.

Enfim, o prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em particular, negras) para ascender à qualidade de diretoras na indústria cinematográfica. Aliás, nos artigos, acompanhamos a jornada das artistas que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições. Passando também pelas principais questões temáticas, técnicas e estéticas de suas obras.

::: SERVIÇO

Quando: Quarta-feira, 27/11/2019, às 19h
Onde: Livraria da Travessa/Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572, loja 2 – Rio de Janeiro)
Entrada: conversa aberta ao público
Mulheres Atrás das Câmeras

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN