Carta Coringa (1)

MULTIVERSO | A ‘Carta Coringa’ da DC/Warner

Marcelo Negrão

Com a divulgação do trailer final do Coringa”, fica clara a intenção da DC/Warner em seguir na contramão da Marvel. As empresas querem, de fato, abandonar de vez a ideia de um universo compartilhado. Mesmo tendo lucrado com Liga da Justiça”, do diretor Zack Snyder, em 2017, o desempenho foi muito abaixo do esperado. Em contrapartida, no ano seguinte, com um filme mais autoral e não tendo ligações com a história que estava sendo contada até então, Aquaman”, de James Wan, ultrapassou US$ 1 bilhão em bilheteria. Os valores deixaram para trás, inclusive, os filmes da trilogia de Cristopher Nolan.

Leia mais:

CORINGA | ASSISTA AO TRAILER FINAL!
IT – CAPÍTULO DOIS | CONFIRA AS DIFERENÇAS ENTRE O LIVRO E O FILME
BÔNUS | PRECISAMOS MESMO DE UM NOVO ‘MATRIX’?

Sob a direção de Tood Phillips, o novo filme do Coringa conta a jornada de Arthur Fleck (Joaquim Phoenix), um fracassado comediante que busca seu espaço enquanto lida com dilemas pessoais. Com a classificação indicativa “R”, para maiores de 17 anos no EUA, o filme deve chegar ao Brasil com a classificação para maiores de 16 anos, mirando assim não em altas bilheterias, mas em premiações.

Multiverso

Mesmo com roteiro original, a história traz um apanhado de referências e inspirações. A primeira camada que notamos é a sua fotografia e a semelhança com o mundo real da trilogia Nolan. Dela, também temos a imagem do Coringa da versão que Heath Ledger deu ao personagem.

Coringa Robert De Niro

Robert De Niro “reprisando” papel (Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação)

Por outro lado, o roteiro, que conta a vida do comediante fracassado, tem ligação com a aclamada HQ Piada Mortal”, de 1988, do escritor Alan Moore, onde, em flashbacks, é contada a origem do personagem. Muito além das referências às HQS, temos “O Rei da Comédia”, dirigido por Martin Scorsese. A saber, no filme de 1982, um aspirante a comediante, interpretado por Robert De Niro, sequestra um famoso apresentador de TV (Jerry Lewis). Já em Coringa, De Niro retorna desta vez como o apresentador de TV e – não coincidentemente – Scorsese como produtor.

Tem um ri(s)o no caminho

Coringa” tem sua estreia marcada para o dia 03 de outubro no Brasil. Entretanto, sua primeira exibição será no Festival de Veneza, em 31 de agosto, caminho percorrido normalmente por filmes que estão buscando o Oscar.

Marcelo Negrão

Historiador, capixaba, nerd apaixonado por filmes, séries, quadrinhos, cerveja e vinho. Acredita no poder da humanidade, mas sempre de olho nas máquinas.
NAN