Star Wars Multiverso

MULTIVERSO | Star Wars: o fim e um novo recomeço

Marcelo Negrão

O lançamento do último trailer de “Star Wars: Ascensão Skywalker” marcou a abertura das pré-vendas de ingressos e, em apenas uma hora, bateu o recorde que era de “Vingadores: Ultimato”. Lembrando que o filme só estreia no Brasil em 19 de dezembro e as cinco primeiras posições desta lista já são ocupadas por essas duas franquias. Ou seja, essa disputa é superficial, já que ambas pertencem à Disney.

Leia mais:

‘STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER’ | ASSISTA A VÍDEO INÉDITO DA D23!
MULTIVERSO | PÉ NA ESTRADA E MÚSICA NOS OUVIDOS (PÓS-ROCK IN RIO)
MULTIVERSO | DC ULTIMATO

O trailer

O trailer já entrega que visitaremos o que sobrou da Estrela da Morte em “Star Wars: o Retorno de Jedi”, de 1983. Mostrando, inclusive, a antiga sala do Imperador Palpatine, onde aconteceu a luta entre Luke Skywalker e Darth Vader. E, sim, também teremos o retorno do Imperador! Como um ótimo trailer deve ser, ele mostra apenas o suficiente para deixar o espectador com  água na boca, mas não nos conta nada do roteiro.

Segundo o diretor J. J. Abrams, o longa não será somente a conclusão desta nova trilogia, mas terá elementos de todos os outros filmes, concluindo, assim, a saga da família Skywalker. Contudo, o que ele não contou em entrevista, é que o trailer já mostra que outras mídias serão referenciadas, como, por exemplo, as séries animadas, os livros e, talvez, os jogos.

Multiverso

Aqui vamos falar de universo expandido, que foi o que levou a trilogia inicial ao status de ícone da cultura pop. Com o lançamento de seu primeiro filme em 1977 e a conclusão da primeira trilogia em 1983, o que manteve o universo existindo foram diversos livros e HQs lançados no intervalo de 16 anos até o lançamento de “Star Wars: A Ameaça Fantasma”, de 1999.

A primeira dica é a série Star Wars: Rebels”. A animação apresenta um novo grupo de rebeldes que nos leva ao que sobrou da Galáxia após o fim da Ordem Jedi. Na conclusão da segunda trilogia, bem como no surgimento do que se tornaria a Aliança Rebelde da trilogia clássica. Mesmo voltada para um público infanto-juvenil, possui um roteiro bem amarrado, com ótimas aventuras. Além disso, está disponível no catalogo da Netflix.

Seguindo cronologicamente a saga, temos Star Wars: Rogue One”, de 2016. A história do filme é mencionada nos famosos créditos iniciais de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, de 1977. Ademais, conecta esse clima da série Rebels à trilogia.

Já o livro “Marcas da Guerra” conta os reflexos da queda do império com a noticia da morte do imperador e o surgimento da Nova Ordem. Isso culmina em “Star Wars: O Despertar da Força”, de 2015, que é a nova trilogia que estamos acompanhando nos cinemas.

Conto de fadas

É bom lembrar que Star Wars sempre esteve mais próximo aos contos de fadas que da ficção científica e, por isso, muitos ainda torcem o nariz para a saga. Mas, como fã desde criança, tento trazer mais e mais pessoas para a luz. A trama possui cavaleiros, uma princesa a ser resgatada, magos, castelos e, o principal: a história sempre começa com o clássico ERA UMA VEZ… só que aqui com a roupagem de HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, EM UMA GALÁXIA MUITO DISTANTE…

Que a força esteja com você… sempre!

Marcelo Negrão

Historiador, capixaba, nerd apaixonado por filmes, séries, quadrinhos, cerveja e vinho. Acredita no poder da humanidade, mas sempre de olho nas máquinas.
NAN