Novo ‘Multiversus’ parece ser a versão que o estúdio sempre sonhou

Felipe de Andrade

Lançado originalmente em meados de 2022, Multiversus foi bem recebido e obteve um certo sucesso no pouco tempo que ficou ativo durante seu beta aberto. Neste período o jogo teve o total apoio dos seus desenvolvedores do estúdio Player First Games. Eles criaram novos cenários, músicas e personagens sendo liberados de tempos em tempos.  Até mesmo passes de temporada estavam presentes e garantiam diversas recompensas aos jogadores que investiram seu tempo diariamente aproveitando o título.

Estranhamente, depois de alguns meses, o estúdio anunciou que estaria fechando o seu jogo sem dar grandes explicações. Ele apenas deixou uma mensagem para os fãs dizendo que o produto se tratava de um “acesso antecipado” e que a versão final seria lançada em um futuro próximo.

A espera valeu a pena

Após quase um ano, Multiversus está disponível novamente, agora em sua versão final, que chega repleta de novidades, reformulações e muito mais conteúdo.

O jogo se trata de um clone de luxo da franquia de luta da Nintendo, Super Smash Bros. Além disso, e faz uso de vários personagens das mais diferentes franquias da Warner Bros. Colocar personagens como Pernalonga, Arya Stark, Rick & Morty e Batman para sair na porrada ao mesmo tempo é um ingrediente que garante a fórmula do sucesso instantâneo ao game. Some-se a isso uma jogabilidade simples e de qualidade e temos um título que tem de tudo para ser relevante dentro do seu nicho durante um bom tempo.

Multiversus

Jogabilidade

Sobre a sua jogabilidade, ela basicamente visa derrubar os oponentes das plataformas presentes nos cenários. Além disso, a simplicidade dos comandos comuns a todos os personagens, é possível relembrar no nosso review. Ele foi postado aqui mesmo no Ultraverso, na época do lançamento original. (LEIA AQUI).

Como dito anteriormente, o relançamento trouxe uma certa gama de novidades. Começamos confirmando que Multiversus chega reconstruído para a Unreal Engine 5. “,  “O que melhora o visual do jogo e a iluminação dos personagens”, de acordo com o diretor do jogo Tony Huynh. E ainda segundo ele, a nova versão surgiu “para suportar o nosso novo netcode e fornecer um jogo online consistente (…) independente da plataforma que você estiver jogando”. Realmente podemos notar que as partidas sofrem menos oscilações que antes, com menos travamentos, lags e outros problemas que existiam na primeira versão do game.

Modos de jogos

Multiversus também recebeu novidades tanto em seus modos de jogo, quanto na galeria de personagens e na variedade de itens novos desbloqueáveis com pontos de XP, com dinheiro do jogo ou dinheiro real.

Nos modos de jogo disponíveis, o online, ou PvP, segue sem alterações com as opções 2v2, 1v1 e todos contra todos, que segue sendo o mais caótico e divertido. Os modos Treinamento, Partida Local (com versus offline) e Jogo Personalizado estão de volta, além de existir um modo Classificatório com partidas 1v1 e 2v2, mas que segue indisponível até a data em que este review foi redigido.

Multiversus

Modo história

O jogo recebeu uma tentativa de modo história, onde entramos em várias das chamadas Fendas do Multiverso para participar de algumas campanhas que possuem diversas missões para serem concluídas, em troca, conseguimos recompensas sempre que algum objetivo for atingido. Essas missões podem ser em forma de lutas, que seguem algum tema ou inimigo específicos da fenda selecionada, ou até mesmo alguns mini games como tiro o alvo, batalha de tanques para proteger um alvo e caçar objetos pelo cenário. Tudo de forma muito simples, mas que consegue garantir alguma variedade no gameplay, mesmo se tornando repetitivo com o tempo.

Durante as partidas no modo campanha é possível participar de eventos temporários que destravam moedas do jogo, insígnias de personagens, ícones de perfil, e temas de expulsões do ringue, skins temáticas ou lendárias para os lutadores e até mesmo novos personagens.

Resgates

Neste relançamento já foi possível resgatar o Coringa, problemático arqui-inimigo do Batman, Jason Voorhees, da franquia sexta-feira 13, e o Guarda Banana, direto da animação Hora de Aventura. E nesta leva de personagens novos temos o Agente Smith da franquia Matrix, que também ganhou um evento próprio totalmente voltado para apoiar seu lançamento neste mês de julho.

Além de tudo o que conseguimos destravar durante as partidas, um passe de batalha se faz presente novamente em Multiversus, aumentando bastante a quantidade de coisas para fazer e, consequentemente, destravar mais recompensas cosméticas, e contando com nada menos do que 70 níveis no total.

Para conseguir alguma variedade no gameplay podemos desbloquear, equipar e até melhorar joias que possibilitam o uso de habilidades passivas durante os combates, com vantagens como auto esquiva,  aumento de defesa ou de dano, efeitos em projetos e por aí vai.

Guia de missões

Na nova guia de missões temos mais objetivos a serem batidos em troca de bônus diversos. Estão disponíveis missões de treinamento, concluídas com a evolução dos personagens,  missões diárias e semanais, ambas com objetivos aleatórios que se atualizam de acordo com o período. E temos as missões de eventos que podem estar atreladas ao lançamento de novos personagens. Todas com objetivos a serem batidos para recompensar o jogador com mais bônus, além de passar a impressão de que o jogo oferece as coisas para fazer.

Multiversus

Jogabilidade

Com relação a jogabilidade,  Multiversus segue recebendo atualizações mesmo depois de seu lançamento, mas podemos dizer que a mudança mais perceptível foi com relação ao tamanho dos personagens em proporção aos cenários.  Todos os bonecos tiveram seu tamanho aumentado, e fazendo com que os combates sejam mais dinâmicos e com menos opções de fuga por causa dos cenários menores.

Como não poderia deixar de ser, o sistema de combate recebeu uma série de alterações no move set dos lutadores, assim com um novo balanceamento em praticamente todos os golpes. Com isso permitindo partidas mais dinâmicas, bem menos “roubadas” e cheia de vantagens por parte de alguns personagens.

Sistema de ataques

Houve melhorias com relação ao sistema de danos de ataques no boneco adversário. Isso faz com que os golpes precisem acertar o corpo do personagem em cheio e não apenas a área que ele pode ocupar no cenário. É meio difícil de explicar, mas com isso os ataques precisam ser mais precisos. Além disso, coisas como golpear em pé um adversário abaixado não acontece mais.

O estúdio adicionou um sistema de parry, que recompensa bloqueios feitos no momento exato dos ataques inimigos, permitindo contra-ataque variados que farão diferença entre vitória e derrota.

A física do jogo teve uma certa melhoria, mas falta um pouco mais de atenção nesse ponto. Durante as partidas conseguimos perceber que os personagens parecem deslizar pelo ar ou flutuar em meio aos combates, com movimentos inoportunos provocando erros em ataques claramente fáceis de acertar, se tornando um pouco frustrante com o tempo.

Novo visual

Com a mudança do motor gráfico Multiversus ganhou um visual ainda mais bonito que o original. Os personagens e cenários agora possuem muito mais detalhes que saltam na tela. E a nova iluminação ajuda a deixar tudo mais bonito. Sem contar a jogabilidade que passou a ser ainda mais fluida com a melhoria no desempenho que a plataforma obteve.

A localização segue impecável, como de costume nos jogos da Warner.  Todos os textos seguem traduzidos para o nosso idioma. Isso é uma boa pedida devido ao grande aumento dos diálogos escritos durante as novas campanhas. A dublagem é excelente e segue com vozes conhecidas representando a grande maioria dos personagens.

Veredito

Com as novidades adicionadas ao jogo no seu relançamento, Multiversus ganha um novo fôlego. Assim, ele parece ser o produto que o estúdio pretendia lançar desde a sua concepção. Com batalhas disputadíssimas, muito caos e personagens queridos por milhões pessoas pelo mundo, este jogo faz uso de uma fórmula desenvolvida com maestria pela Nintendo para tentar lançar um concorrente a altura de Super Smash Bros.

Infelizmente nem tudo são flores. O título parece ser uma fonte inesgotável de monetização para a Warner. Basta ver que é possível conseguir as recompensas, personagens e skins muito mais rápido com dinheiro de verdade. Que bom que pelo menos se trata de um jogo free-to-play.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Prós

  • Personagens carismáticos
  • Partidas divertidas online ou local
  • Combate variado
  • Boa localização

Contras

  • Repetitivo com o tempo
  • Excesso de objetivos
  • Recompensas boas exigem muito tempo de jogo
  • Poucas arenas
  • Claramente desenvolvido com o objetivo de monetizar MUITO com as lojas.

Notas

  • Gráficos 4
  • Jogabilidade 4
  • Áudio 3
  • História 3
  • Diversão 5
  • Média Geral 3,8

Felipe de Andrade

NAN